Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Islamabad em estado de alerta máximo para audiência de ex-PM paquistanês

O Governo paquistanês declarou o estado de alerta máximo na capital do país, Islamabad, perante a comparência iminente do ex-primeiro-ministro Imran Khan, em tribunal, para depor sobre um caso de enriquecimento ilícito.

Islamabad em estado de alerta máximo para audiência de ex-PM paquistanês
Notícias ao Minuto

12:17 - 18/03/23 por Lusa

Mundo Imran Khan

A medida surge no meio de novos confrontos entre a polícia e os apoiantes de Jan, na sequência de uma busca à residência do ex-mandatário em Lahore (Punjab) que se saldou em pelo menos 20 detidos, segundo a agência Efe, enquanto a Associated Press (AP) noticia 30 detidos.

As autoridades declararam o artigo 144 na capital, que suspende o direito de reunião e ordenaram o destacamento em massa das forças de segurança antes da chegada da coluna de Imran Khan, que se atrasou depois de um acidente durante o trajeto e no qual estiveram envolvidos vários veículos da comitiva.

O acidente não provocou feridos com gravidade e não se sabem até ao momento os motivos exatos.

A comparência de Khan não começou ainda, apesar de ter terminado o horário habitual do tribunal.

A comitiva ficou retida vários minutos num cruzamento próximo do Complexo Judicial de Islamabad, onde se realizará a audiência.

A autoridade reguladora dos meios de comunicação paquistaneses, a PEMRA, proibiu a cobertura da chegada do ex primeiro-ministro, enquanto todos os hospitais da capital entraram em estado de emergência, face à possibilidade de graves distúrbios.

Fawad Chaudhry, secretário-geral do Movimento pela Justiça do Paquistão, o partido do ex-primeiro-ministro, denunciou a situação caótica que se vive na capital, submersa em cortes de trânsito e aglomerações. "Isto parece a Faixa de Gaza", lamentou na rede social Twitter.

Leia Também: Paquistão. Tribunal adia detenção do ex-primeiro-ministro após confrontos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório