Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Vaticano e Sultanato de Omã inauguram relações diplomáticas

O Vaticano e o Sultanato de Omã anunciaram hoje o estabelecimento de plenas relações diplomáticas baseadas na "compreensão mútua, amizade e cooperação" e a abertura das respetivas delegações.

Vaticano e Sultanato de Omã inauguram relações diplomáticas
Notícias ao Minuto

23:35 - 23/02/23 por Lusa

Mundo Religião

O estabelecimento das primeiras relações diplomáticas significa a abertura de uma nunciatura apostólica no país do Golfo Pérsico e da sua embaixada junto à Santa Sé, segundo comunicado conjunto divulgado.

A decisão segue a "convicção de que o estabelecimento de relações diplomáticas serve o interesse comum da Santa Sé e de Omã, guiado pelos princípios de igual soberania, independência, integridade territorial e não-ingerência".

Omã, uma monarquia localizada no sudeste da península arábica, e de maioria muçulmana, é um dos oito países com os quais o Vaticano não manteve relações diplomáticas.

Atualmente, o Vaticano mantém esta relação com 176 Estados e está a aproximar-se da China, segundo a agência Efe, país com quem quebrou relações em 1951, após a ascensão de Mao Zedong.

Até hoje, o território de Omã está sob a responsabilidade do vicariato apostólico da Arábia do Sul, com sede em Abu Dhabi, e conta com quatro paróquias e doze sacerdotes.

Com este novo canal bilateral, a Santa Sé espera que a Igreja Católica, "através dos padres e das religiosas, possa continuar a contribuir para o bem-estar social" do Sultanato.

O Papa Francisco tem mostrado interesse em construir pontes com o mundo árabe, viajando para aquela região, como fez em novembro passado ao Bahrein.

Leia Também: Tolentino Mendonça leva Vaticano à Bienal de Veneza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório