O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que gere todos ramos das forças armadas norte-americanos, aconselhou aos seus soldados que evitassem comer bagels, donuts e outros pastéis que contenham semente de papoila, porque certas sementes podem causar testes positivos a drogas ilícitas.
A recomendação, que foi divulgada na semana passada, apontou para o facto de algumas destas sementes, que são acessíveis em supermercados e fazem parte da pastelaria quotidiana, podem conter níveis de opioides acima do limite (muito reduzido) permitido nos testes.
Segundo explica o Daily Mail, as sementes de papoila são colhidas a partir da papoila, que contém extrato de ópio - um dos componentes também presente em muitos analgésicos.
Todos os medicamentos e tratamentos médicos com ópio são regulados nos Estados Unidos e só podem ser obtidos junto de entidades médicas, pelo que o uso destas substâncias é proibido se não tiver sido previamente autorizado e descrito.
Inbox: The Pentagon is warning US military personnel to avoid eating poppy seeds, saying "recent data" indicates some varieties could result in a "codeine positive" drug test. Here's the memo: pic.twitter.com/2At2K4iFkv
— Andrew deGrandpré (@adegrandpre) February 21, 2023
Os membros das forças armadas são alvo de testes ao consumo de drogas todos os anos, de forma aleatória, pelo que o consumo de pastelaria com sementes de papoila pode traduzir-se num teste positivo, mesmo que o soldado em questão não saiba da presença da substância (nem sinta qualquer efeito).
Isto inclui bagens, donuts, bolos, ou mesmo certos tipos de mel, mostardas e chás.
No memorando, o subsecretário da Defesa para o pessoal das forças armadas, Gil Cisneros, disse que as preocupações com estas sementes não são novas.
"Sementes por lavar são um perigo para o seu consumidor e o abuso pode levar a resultados imprevisíveis, incluindo à morte", avisou ainda o Departamento de Justiça norte-americano.
Leia Também: Sim, existe uma forma correta de comer donuts