Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cerca de 50 feridos numa marcha antigovernamental no sul do Peru

Uma marcha antigovernamental deixou cerca de 50 feridos no sul do Peru, quando os manifestantes tentaram invadir o aeroporto Inca Manco Capac, na cidade de Juliaca, a 1.300 quilómetros da capital, Lima.

Cerca de 50 feridos numa marcha antigovernamental no sul do Peru
Notícias ao Minuto

06:32 - 10/02/23 por Lusa

Mundo Peru

A marcha de quinta-feira foi convocada em homenagem a 18 pessoas que morreram em protestos no aeroporto, há cerca de um mês, e os participantes entoaram slogans como "O sangue derramado nunca será esquecido".

"Que o mundo inteiro saiba que num dia como hoje, 09 de janeiro, nossos irmãos caíram neste lugar", disse Edit, familiar de uma das vítimas, à agência de notícias France-Presse.

Os confrontos começaram por volta das 15:00 (20:00 de quinta-feira em Lisboa), quando a polícia, "ao tentar dispersar os manifestantes com bombas de gás lacrimogéneo" causou ferimentos, fraturas ósseas, envenenamento e insuficiência respiratória em 23 pessoas, segundo um relatório da Rede de Saúde da província de San Roman, na região de Puno.

Três dos feridos são menores de 17, 15 e 11 anos, o mais jovem dos quais foi atingido por um tiro na perna esquerda, disse o relatório.

A Polícia Nacional do Peru disse na rede social Twitter que 25 agentes ficaram feridos nos confrontos no aeroporto.

O ministro do Interior peruano, Vicente Romero, garantiu que a situação estava "controlada", depois de lembrar que a região de Puno, onde fica Juliaca, está em estado de emergência, com as forças armadas no terreno.

Em Lima, cerca de dois mil trabalhadores pertencentes ao principal sindicato peruano, a Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, marcharam pacificamente pelo centro histórico em direção ao parlamento, vestidos com camisetas vermelhas e agitando bandeiras sindicais.

O grupo chegou a cerca de 100 metros do parlamento, mas não houve confrontos ou incidentes.

Manifestações também ocorreram em cidades dos Andes, de onde vem a grande maioria dos manifestantes, e na região da selva perto da Amazónia.

Os protestos no Peru contra o Governo da Presidente, Dina Boluarte, arrastam-se há mais de dois meses, com um balanço de pelo menos 58 mortos na repressão pelas forças policiais e militares, para além de centenas de feridos e detidos. Ocorreu ainda a morte de um polícia, executado pelos manifestantes.

Boluarte, ex-ministra e ex-vice-Presidente, substituiu o antigo Presidente Pedro Castillo, destituído e preso em 07 de dezembro passado após uma tentativa de dissolver o Congresso e governar por decreto.

Os manifestantes exigem a demissão da atual chefe de Estado, a libertação de Castillo, a antecipação das eleições, a dissolução do parlamento e a convocação de uma assembleia constituinte.

Leia Também: "Que os atropelos à autonomia universitária [no Peru] não fiquem impunes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório