Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Arábia Saudita condena dois funcionários da Wikipédia a penas de prisão

Administradores foram condenados a 32 anos e oito anos de prisão, numa tentativa de controlar o conteúdo".

Arábia Saudita condena dois funcionários da Wikipédia a penas de prisão
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Wikipédia

O governo da Arábia Saudita infiltrou-se na Wikipédia e condenou a pena de prisão dois administradores numa tentativa de "controlar o conteúdo" da página. A situação decorre semanas depois de um ex-funcionário do Twitter ter sido detido nos EUA por espiar para os sauditas.

Um administrador foi condenado a 32 anos de prisão e outro a oito anos, denunciaram ativistas, segundo o Guardian. Tinham sido detidos inicialmente em 2020 e acusados de "influenciar a opinião pública" e "violar os princípios de moral".

Uma investigação da Wikimedia (entidade parente da Wikipédia)  descobriu que o governo saudita conseguiu chegar aos altos escalões da Wikipédia na região, com cidadãos sauditas a terem agido ou a ser forçados a agir como agentes, disseram dois grupos de direitos humanos. 

"A investigação da Wikimedia revelou que o governo saudita infiltrou-se nos mais altos escalões da equipa da Wikipédia na região", referiram a Democracy for the Arab World Now (Dawn) e a Smex, com sede em Beirute, num comunicado conjunto.

A Dawn, que tem sede em Washington DC e foi fundada pelo jornalista saudita assassinado Jamal Khashoggi, e a Smex, que promove os direitos digitais no mundo árabe, citaram "denunciantes e fontes confiáveis" na obtenção de informações. E afirmaram que o governo os acusou porque contribuíram com informações consideradas críticas sobre a perseguição de ativistas políticos no país.

"É desprezível, mas totalmente previsível, que o governo saudita tenha acusado os sauditas apenas por publicarem conteúdo sobre os abusos dos direitos humanos cometidos pelo governo", disse Raed Jarrar, um responsável da Dawn.

A declaração das organizações ativistas surge depois de a Wikimedia ter anunciado, no mês passado, ter banido globalmente 16 utilizadores "por conflito de interesses" ao editarem projetos da Wikipédia para beneficiar objetivos de determinadas partes externas. 

Leia Também: "A Wikipedia não está à venda"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório