EUA. Vandalismo em estações elétricas deixa milhares sem luz

Pelo menos 14 mil pessoas na cidade de Tacoma, no estado norte-americano de Washington, ficaram sem eletricidade no dia de Natal.

Subestação elétrica - fornecimento de energia e luz - eletricidade

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/12/2022 18:31 ‧ 26/12/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Uma série de ataques de vandalismo fez estragos em três subestações elétricas e deixou milhares de pessoas sem luz durante o Natal em partes da cidade de Tacoma, no estado de Washington, situado na costa noroeste dos Estados Unidos. 

Os ataques ocorreram no domingo e as autoridades no condado de Pierce, onde ocorreram os incidentes, disseram que estes deixaram sem energia pelo menos 14 mil pessoas.

Foram atingidas duas subestações pertencentes à entidade pública de Tacoma e outra subestação de uma empresa privada, a Puget Sound Energy.

Num comunicado no site do Departamento Policial do Condado de Pierce, as autoridades disseram que os incidentes estão a ser investigados. "Não temos nenhum suspeito detido. Não se sabe se houve quaisquer motivos ou se isto foi um ataque coordenado aos sistemas energéticos", afirmou a polícia.

Foi verificado pelas forças policiais que as grades dos locais tinham sido quebradas e o equipamento foi vandalizado, mas nada foi roubado do local.

A notícia surge depois de, no início do mês, um tiroteio numa subestação no estado norte-americano da Carolina do Norte ter levado a uma série de apagões, que continuam a ser investigados pela polícia federal. O mesmo aconteceu na Carolina do Sul poucos dias depois, e a polícia federal está a estudar a hipótese de os tiroteios terem sido coordenados.

Ao meio-dia de domingo, pelo menos 2.700 pessoas ainda continuavam sem luz no condado de Pierce.

Os ataques surgem numa altura pouco oportuna para a população geral, já que as temperaturas adversas e as tempestades de neve que se têm vindo a sentir nos últimos dias, nos Estados Unidos, fazem muitas famílias depender de aquecimento elétrico para se manterem quentes.

Segundo a Reuters, durante a semana anterior, mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz devido a vários incidentes provocados pelo clima frio e agressivo.

Leia Também: Tempestade 'Elliot' já provocou 48 mortos nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas