Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

República Checa alarga os controlos fronteiriços com a Eslováquia

O governo checo conservador prolongou mais uma vez os controlos fronteiriços com a Eslováquia, em vigor desde setembro passado, embora a intensidade da vigilância seja reduzida.

República Checa alarga os controlos fronteiriços com a Eslováquia
Notícias ao Minuto

23:35 - 21/12/22 por Lusa

Mundo fronteiras

O ministro do Interior Vit Rakusan indicou que os controlos permanecerão em vigor até 23 de janeiro, embora sejam aplicados aleatoriamente a partir de agora.

Rakusan disse também que o número de soldados e polícias destacados na fronteira já foi reduzido para um terço do número lançado no final de setembro.

O ministro insistiu que os controlos são "uma medida apropriada" e argumentou que já houve uma queda no número de migrantes irregulares que tentam chegar ao país seguindo a rota dos Balcãs.

Praga começou a verificar a sua fronteira oriental e sudoeste com a Eslováquia a 27 de setembro, após um grande aumento da chegada de cidadãos sírios utilizando ambos os países como rotas de trânsito.

Na altura, foi anunciado que cerca de 9.500 pessoas sem documentos, na sua maioria origem síria e provenientes da Turquia, tinham sido intercetadas desde o início de junho.

No primeiro semestre do ano, cerca de 1.500 pessoas foram intercetadas nesta situação, um número muito superior ao de todo o ano de 2021, quando cerca de 1.330 pessoas atravessaram ilegalmente a fronteira.

Rakusan disse hoje que desde a introdução do controlo fronteiriço, a situação melhorou significativamente.

Leia Também: PM da República Checa adverte para "escalada por parte da Rússia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório