Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Dissuasão nuclear". Índia testa míssil de longo alcance

Antes do teste, as autoridades indianas emitiram uma notificação e declararam a Baía de Bengala como zona de interdição de voo.

"Dissuasão nuclear". Índia testa míssil de longo alcance
Notícias ao Minuto

15:33 - 15/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

A Índia testou com sucesso, esta quinta-feira, um míssil balístico intercontinental de longo alcance, o 'Agni-5', esperando que reforce a sua dissuasão contra a China. A informação foi avançada por um governante do país, aqui citado pela Associated Press.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pralhad Joshi, disse que o míssil foi disparado a partir da ilha de Abdul Kalam, no estado oriental de Odisha.

"O míssil irá acrescentar grande valor à defesa e reforçar a segurança nacional em maior medida", apontou Joshi tweeted, que explicou que a ferramenta militar tem um alcance de 5.400 quilómetros ou mais.

Antes do teste, as autoridades indianas emitiram uma notificação e declararam a Baía de Bengala como zona de interdição de voo, segundo relatos dos meios de comunicação indianos, acrescentando que o seu alcance cobre quase toda a China continental.

Novas tensões surgiram entre a Índia e a China na sequência de confrontos entre os seus soldados do exército, no dia 9 de dezembro, ao longo da sua disputada fronteira no estado de Arunachal Pradesh.

O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, disse que nenhum soldado indiano ficou gravemente ferido e que as tropas de ambos os lados retiraram-se da área pouco tempo depois. Uma declaração do exército indiano, difundida na segunda-feira, explicou que as tropas de ambos os lados sofreram ferimentos ligeiros.

Rahul Bedi, um analista de defesa, disse que este foi o segundo teste realizado pelo Comando de Forças Estratégicas da Índia desde que foi empossado em 2018. O primeiro teste foi efetuado em 2021.

Bedi disse ainda que as autoridades indianas não tomaram conhecimento da alegada presença de um navio espião chinês na região, tendo prosseguido com o teste.

Recorde-se que a Índia desenvolveu uma família de mísseis balísticos de médio e intercontinental alcance chamada 'Agni', que significa "fogo". Os mísseis Agni são mísseis balísticos de longo alcance, com capacidade nuclear, de superfície a superfície.

Durante décadas, a Índia e a China contestaram ferozmente a 'Linha de Controlo Real', uma demarcação frouxa que separa territórios chineses e indianos desde Ladakh, no oeste, até ao estado de Arunachal Pradesh, no leste da Índia, que a China reivindica na sua totalidade. Foi essa a razão que levou Índia e China a travarem uma guerra em 1962.

Leia Também: Pelo menos 22 mortos no leste da Índia por consumo de álcool adulterado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório