Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 12º

Pelo menos três mortos e 23 feridos em atentado suicida no Paquistão

Pelo menos três pessoas morreram hoje e 23 ficaram feridas num atentado suicida, no oeste do Paquistão, reivindicado pelos talibãs paquistanesas, disse fonte policial.

Pelo menos três mortos e 23 feridos em atentado suicida no Paquistão

Um bombista suicida visou um camião-polícia que servia de escolta a uma equipa sanitária encarregada da vacinação contra a poliomielite no oeste do Paquistão, acrescentou.

"Um agente policial, uma mulher e uma criança" morreram no ataque, disse um responsável da polícia em Quetta, Azhar Mehesar.

O atentado foi reivindicado pelos talibãs paquistaneses do Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), de acordo com um comunicado enviado à agência de notícias France-Presse.

O TTP, grupo distinto dos talibãs afegãos, mas com a mesma ideologia, anunciou na segunda-feira o fim do cessar-fogo que tinha sido prolongado indefinidamente, em junho, para facilitar as negociações de paz com os representantes do Estado paquistanês.

O grupo justificou o fim do cessar-fogo com o fracasso de Islamabad em respeitar as tréguas e prometeu lançar ataques "por todo o país" em retaliação.

Há anos que os militantes islâmicos, particularmente os do TTP, têm como alvo as equipas de vacinação contra a poliomielite e os agentes da polícia que garantem a segurança.

De acordo com a imprensa paquistanesa, mais de 70 funcionários que integram a campanha contra a poliomielite foram mortos desde 2012, principalmente na província noroeste de Khyber Pakhtunkhwa, onde o TTP está mais enraizado.

As vacinas são vistas no Paquistão, onde abundam as teorias da conspiração, como parte de um plano ocidental para esterilizar as crianças muçulmanas.

Leia Também: Paquistão. Senador da oposição detido por criticar chefias militares

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório