Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Finlândia fornece pacote de 55 milhões de ajuda militar à Ucrânia

A Finlândia vai fornecer um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, avaliado em 55,6 milhões de euros, o décimo desde o início da invasão russa, há quase nove meses, informou hoje o Governo do país.

Finlândia fornece pacote de 55 milhões de ajuda militar à Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:39 - 17/11/22 por Lusa

Mundo Finlândia

Helsínquia já destinou um total de 160,4 milhões de euros neste tipo de ajudas e o pacote agora anunciado é "o maior de todos", de acordo com o ministro da Defesa finlandês, Antti Kaikkonen.

O ministério da Defesa da Finlândia destacou ainda que o novo pacote de ajuda tem finalidade defensiva e será enviado por proposta do próprio Governo, de acordo com um comunicado divulgado pela cadeia de televisão pública Yle.

Por motivos de segurança, não foram detalhados o conteúdo deste décimo pacote de ajuda, a sua forma de envio ou prazos de entrega.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.557 civis mortos e 10.074 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Primeira neve do inverno chega a Kyiv entre apagões e falhas de energia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório