Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Primeira neve do inverno chega a Kyiv entre apagões e falhas de energia

Uma grande parte da população não terá aquecimento este inverno devido aos ataques russos às infraestruturas de energia.

Notícias ao Minuto

22:52 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

As forças russas continuam a bombardear e a danificar infraestruturas de energia críticas para a população civil ucraniana, pelo que, esta quinta-feira, a primeira neve do inverno chegou a Kyiv com muitos sem capacidade para se aquecerem do frio.

O governo ucraniano tem criticado Moscovo por procurar criar uma crise energética, numa altura em que o temível inverno da Europa de Leste está mesmo a chegar.

No entanto, a Rússia justifica estes ataques referindo que a Ucrânia tem-se mostrado indisponível para resolver o conflito diplomaticamente.

Milhões de ucranianos estão, assim, a ter grandes dificuldades devido aos ataques russos ao fornecimento de energia. Esta quinta-feira, um novo bombardeamento atingiu uma central de produção de gás, no leste do país, complicando ainda mais as contas à população.

Também em Dnipro, no porto de Odessa e na região de Zaporíjia foram registadas explosões, e qualquer entrave ao fornecimento de energia proveniente da central nuclear de Zaporíjia seria ainda pior para os ucranianos. Citada pela televisão canadiana CBC, a empresa de gás ucraniana Naftogaz informou que uma das muitas infraestruturas de energia atingidas esta quinta-feira foi a grande central de Pivdenmash, em Dnipro.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Assuntos Humanitários refere, no seu site, que "os contínuos ataques a infraestruturas energéticas estão a criar uma enorme crise energética no país", e "mais de 165 mil pessoas em cidades retomadas pela Ucrânia, incluindo a cidade de Kherson, enfrentam uma situação humanitária severa devido à destruição e danos severos nas infraestruturas".

Leia Também: Pelo menos quatro mortos após ataques russos em várias localidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório