Alterações climáticas colocam pinguim-imperador em risco de extinção

O alerta foi dado pelo serviço norte-americano para a vida selvagem, que colocou o animal ao abrigo de uma lei para espécies que estão em risco de extinção.

Notícia

© HUM Images/Universal Images Group via Getty Images

Notícias ao Minuto
26/10/2022 10:55 ‧ 26/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Animais

O pinguim-imperador é uma das espécies de pinguins mais famosas da Antártida, mas pode entrar em vias de extinção no próximo século. O motivo? As alterações climáticas.

O alerta foi dado pelo serviço norte-americano para a vida selvagem (U.S Fish and Wildlife Service), que colocou o animal ao abrigo de uma lei para espécies que estão em risco de extinção (Endangered Species Act).

A maior espécie de pinguins do mundo pode medir até 122 centímetros e pesar 37 quilogramas. Vive, na sua maioria, na Antártida, onde tem 61 colónias reprodutora conhecidas, num total estimado de 625 mil a 650 mil aves.

No entanto, segundo o U.S Fish and Wildlife Service, parte significativa da sua população “ficará em perigo num futuro previsível”. “A lista reflete a crescente crise de extinção”, sublinhou Martha Williams, diretora do serviço norte-americano, acrescentando que “as alterações climáticas estão a ter um impacto profundo nas espécies em todo o mundo”.

Até 2050, a população global de pinguins-imperador poderá diminuir entre 26 a 47%, dependendo da progressão dos níveis de emissão de dióxido carbono e das alterações climáticas. Já em 2100, o U.S Fish and Wildlife Service tem “incertezas substanciais” em relação à população da espécie.

A inclusão do pinguim-imperador na Endangered Species Act “serve como um sinal de alerta, mas também como um apelo à ação”, destacou Williams. A lei, que inclui o estatuto de espécie em vias de extinção, foi publicada esta quarta-feira e entrará em vigor daqui a 30 dias.

Leia Também: Tartarugas não são mudas e comunicação vocal tem 400 milhões de anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas