Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Vídeo mostra orcas a atacar e matar tubarão branco na África do Sul

Imagens raras foram registadas por um drone.

Notícias ao Minuto

10:44 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tubarões

Um vídeo filmado por um drone mostra um grupo de orcas a atacar e matar um dos maiores predadores do mar, um tubarão branco, em Western Cape, na África do Sul.

Nas imagens, publicadas no canal de Youtube do Sea Search Research & Conservation, a 3 de outubro, vê-se cinco orcas a perseguirem um tubarão branco. O animal ainda tentou fugir, mas acabou morto. Durante a mesma caçada, acreditam os especialistas, foram ainda mortos outros três tubarões.

Que as orcas conseguiam matar várias espécies de tubarões já se sabia, mas não havia evidências de ataques a tubarões brancos. É por isso que, segundo a cientista Alison Towner, esta é uma filmagem única.

"Este comportamento nunca tinha sido testemunhado em detalhe antes e muito menos a partir de cima", assegurou a especialista em tubarões ao jornal britânico The Guardian.

Após o ataque, revelou também Alison, apenas um tubarão branco aventurou-se a passar por aquela zona. Nos 45 dias seguintes, não se viu mais nenhum. O que confirma que os tubarões têm uma resposta de fuga, com consequências mais amplas à espécie.

Em casos observados anteriormente, estes animais acabaram mesmo por abandonar habitats importantes devido a ataques, o que acaba por ter consequências para o ecossistema.

Leia Também: Mulher mordida por tubarão ao largo dos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório