Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Homem acusado de escravizar 14 pessoas em Espanha nega acusações

Um homem acusado de ter levado 14 pessoas para explorações agrícolas em Espanha e de as ter escravizado começou hoje a ser julgado, no Porto, tendo negado todas as acusações e defendido que "tudo era feito nos conformes".

Homem acusado de escravizar 14 pessoas em Espanha nega acusações
Notícias ao Minuto

14:10 - 14/09/22 por Lusa

Mundo Tribunal

Segundo a acusação, o arguido, que garantiu não saber ler nem escrever, é acusado de, entre 2011 e 2016, ter levado para Espanha (para La Rioja e Léon), para trabalhar em explorações agrícolas, pelo menos 14 pessoas que terão ficado alojadas em armazéns, num curral ou numa pocilga, tendo-lhes sido fornecida alimentação "nutricionalmente pobre".

Os trabalhadores foram ainda obrigados a trabalhar mais de 13 horas por dia e agredidos quando tentavam fugir.

A mulher e um dos filhos do casal estão também acusados dos mesmos crimes, 19 crimes de escravidão, mas o tribunal "não os conseguiu notificar", pelo que não serão julgados ao mesmo tempo do que aquele arguido, disse à Lusa fonte judicial.

A acusação refere ainda que aos trabalhadores eram impostas "grandes restrições à movimentação" e que "não lhes era permitindo entrar e sair do alojamento quando quisessem, ou mesmo regressar a Portugal se lhes apetecesse".

Confrontado com aquelas acusações, o arguido negou: "É totalmente mentira. O acordado era receberem 30 euros por dia, mais alimentação, que era de qualidade. Trabalhavam no máximo oito horas por dia e eu dava-lhes três cervejas de manhã e mais três de tarde, além de vinho ao almoço e ao jantar", disse.

O arguido explicou que "mal chegavam a Espanha iam à polícia para terem os papéis necessários para trabalhar" e que "tudo era feito nos conformes".

Sobre a limitação de circulação imposta aos trabalhadores, o homem garantiu que estes "podiam ir aonde quisessem e até iam todos os dias ao café beber um bagaço ou dois", com dinheiro dado por si.

Questionado sobre a alimentação, que segundo a acusação era constituída por "arroz, massa e batatas cozidas, com ossos de frango e rabos ou barbatanas de bacalhau", o arguido afirmou que "nunca lhes deu barbatanas de bacalhau" e que comprava "caixas de carne e peixe", alimentos a que os trabalhadores "tinham fácil acesso".

À acusação de que escolhia pessoas fragilizadas "pela sua situação pessoal, por debilidade intelectual, dependência, falta de retaguarda familiar ou carência económica", para as poder sujeitar a trabalho escravo, o arguido respondeu ser mentira.

"Não, isso é totalmente mentira. Não se notava nada", disse, reconhecendo, porém, que algumas das pessoas apontadas como vítimas "gostavam de um copito e embebedavam-se".

O arguido negou também ter ficado a dever dinheiro aos trabalhadores, explicando que "pagava sempre no final da campanha [vindimas ou poda] e que acertava o que adiantava", para cervejas e tabaco, sendo que reconheceu que cobrava cinco euros pelos maços de tabaco, que custavam 4.95 euros, "para arredondar e não para ganhar dinheiro".

Perante as acusações de agredir as vítimas para as impedir de fugir, o homem voltou a negar, garantindo que "nunca, nunca" fez "tal coisa".

A sessão continua à tarde com o início da audição das testemunhas.

Leia Também: Cantor Jesse Powell encontrado morto em casa. Tinha 51 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório