Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Libano rejeita acusações de acolher navio com cereais ucranianos roubados

O Líbano rejeitou hoje alegações da embaixada da Ucrânia em Beirute segundo as quais um navio sírio, atracado num porto libanês, transportaria cereais ucranianos roubados pela Rússia.

Libano rejeita acusações de acolher navio com cereais ucranianos roubados
Notícias ao Minuto

19:33 - 29/07/22 por Lusa

Mundo Líbano

Após uma inspeção das autoridades aduaneiras libanesas, um alto funcionário da alfândega disse à Associated Press que não havia "nada de errado" com a carga do Laodicea, que atracou no porto libanês de Trípoli na quinta-feira, e que os seus documentos estavam em ordem.

A controvérsia em torno deste navio tem sublinhado a forma como o Líbano, um pequeno país do mediterrânico que faz fronteira com a Síria, tem estado na 'mira' da guerra da Rússia na Ucrânia.

O Laodicea transporta 5.000 toneladas de farinha e 5.000 toneladas de cevada e a embaixada da Ucrânia em Beirute diz que a carga foi ilegalmente tomada pela Rússia.

A embaixada da Rússia disse aos meios de comunicação libaneses que a alegação ucraniana era "infundada", mas as autoridades libanesas iniciaram uma investigação.

O funcionário da alfândega que falou com a AP, sob anonimato, disse que o navio permanecerá atracado até que "o proprietário decida o que fazer com a carga", não havendo sinais de que esta estivesse a ser descarregada.

O Líbano esforça-se por melhorar os laços com o Ocidente, à medida que a nação pede ajuda financeira para ajudar na sua recuperação económica.

Leia Também: Espanha confirma primeira vítima mortal do vírus Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório