Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2023
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 16º

Drone ajuda a salvar vida de rapaz de 14 anos nos mares de Valência

Durante o resgate, o drone largou um colete salva-vidas perto do lugar onde o rapaz se encontrava em dificuldades.

Drone ajuda a salvar vida de rapaz de 14 anos nos mares de Valência
Notícias ao Minuto

10:47 - 25/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Resgate

Um serviço pioneiro de salvamento que recorre a drones, lançado este mês nas praias espanholas, salvou a vida de um rapaz de 14 anos que lutava contra uma forte maré numa praia em Valência. A informação foi avançada pelos operadores, aqui citados pela Reuters.

Durante o resgate, o drone largou um colete salva-vidas perto do lugar onde o rapaz se encontrava em dificuldades, tendo ajudado o mesmo a manter-se à tona num momento em que as ondas estavam mais agitadas.

Momentos mais tarde, acabaria por chegar uma equipa de resgate, que terminaria o processo de salvamento do jovem.

"Quando chegámos, o que vimos foi uma criança que estava em muito mau estado, quase sem energia para continuar a flutuar, por isso enviei o colete salva-vidas", explicou Miguel Angel Pedrero, piloto de drones da General Drones, a empresa responsável pela tecnologia. 

A mesma fonte esclareceu ainda que, por causa das "ondas fortes, foi uma manobra complicada, mas finalmente conseguimos dar-lhe o colete e ele pôde flutuar até que os salva-vidas o alcançassem por jet ski".

Depois de ser resgatado, o jovem - até agora não identificado - foi enviado para um hospital local por via de uma ambulância, onde receberia oxigênio. 24 horas depois do resgate seria, finalmente, enviado para casa.

De referir que a empresa General Drones começou a apoiar as equipas salva-vidas da cidade de Sagunto, a norte de Valência, já no ano de 2017. Agora, conta já com mais de 30 pilotos, os quais são responsáveis pelos drones que operam em 22 praias de todo o país e que prestam um apoio imediato aos náufragos, antecipando-se às equipas humanas que, depois, chegam ao local. 

Nos primeiros seis meses de 2022, 140 pessoas morreram por afogamento acidental em Espanha - um acréscimo de 55% do que no mesmo período de 2021, de acordo com os dados da Real Federação Espanhola de Salvamento e Salvamento.

Leia Também: Francês de 69 anos "em dificuldades" resgatado do mar em Caminha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório