Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-bastonário dos Médicos arguido por fraude com ajudas de custo

O agora autarca está neste momento a ser investigado por desvio de dinheiro público.

Ex-bastonário dos Médicos arguido por fraude com ajudas de custo
Notícias ao Minuto

23:52 - 21/07/22 por Notícias ao Minuto

País Saúde

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos e que é, atualmente, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, terá sido chamado à sede da Polícia Judiciária no final da semana passada e constituído arguido por suspeitas de peculato, está a noticiar a CNN Portugal.

O autarca está, neste momento, a ser investigado por desvio de dinheiro público, através da cobrança indevida de ajudas de custo quando exercia funções na Ordem dos Médicos, em Lisboa, enquanto morava em Coimbra.

Na investigação que está a ser levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, José Manuel Silva é suspeito de recebido indevidamente valores referentes a 51 mil quilómetros feitos em carro particular. Isto apesar de, na verdade, ele optar por fazer o percurso em Lisboa e Coimbra de comboio durante os anos em que foi Bastonário, entre 2011 e 2016.

"O pagamento era feito ao quilómetro, independentemente do método de deslocação”, argumentou, em sua defesa, José Manuel Silva, questionado pela CNN Portugal.

O caso foi denunciado a 26 de setembro de 2019 e, depois disso, a Polícia Judiciária fez buscas na Ordem dos Médicos para procurar documentação que desse mais informações sobre o caso.

À CNN Portugal, o autarca de Coimbra disse que, no entanto, não cometeu qualquer irregularidade: “antes de ser ouvido já era arguido. É uma forma de condenar as pessoas sem condenação". Segundo José Manuel Silva, tudo isto se trata apenas de “uma denúncia caluniosa" - embora diga estranhar o “desaparecimento da Ordem de dois livros de atas onde tudo ficou regulamentado”.

O antigo Bastonário dos Médicos disse acreditar, no entanto, que a denúncia às autoridades não terá sido feita por membros da Ordem. 

Leia Também: Excesso de óbitos "não é habitual". Sabíamos de "onda de calor"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório