"Devido às suas proporções, trata-se do maior incêndio de sempre na Eslovénia. Já se estende por 1.900 hectares. Por agora é ainda difícil avaliar os danos causados", declarou o chefe da Proteção Civil do país, Srecko Sestan.
Pequenas localidades foram evacuadas depois do incêndio se ter propagado na quarta-feira vindo da vizinha Itália, enquanto o vento dificulta as operações dos bombeiros, que receberam ajuda da Áustria e da Croácia.
Durante a noite, o fogo parecia ter sido controlado, porém durante o dia de hoje já tiveram de ser evacuadas mais três aldeias, porque o incêndio continuou a espalhar-se ao longo de uma faixa de terra arborizada paralela à costa do Adriático.
Várias zonas da Europa ocidental estão a ser afetadas por uma onda de calor, que tem estado a causar incêndios florestais em Portugal, França e Espanha, entre outros países.
Segundo os meteorologistas, o aumento deste fenómeno é consequência direta do aquecimento global, com as emissões de gases de efeito de estufa aumentarem a intensidade, duração e frequência dos fogos.
Leia Também: Eslovénia retira cerca na fronteira colocada na crise de 2015