Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Embaixadora da Rússia na Bulgária ameaça encerrar relações diplomáticas

Num comunicado dirigido ao povo búlgaro, a embaixadora, Eleonora Mitrofanova, informa que caso a embaixada russa feche na Bulgária, o mesmo acontecerá com a embaixada búlgara na Rússia.

Embaixadora da Rússia na Bulgária ameaça encerrar relações diplomáticas
Notícias ao Minuto

16:29 - 01/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Rússia

A embaixadora da Rússia na Bulgária anunciou, esta sexta-feira, que vai pedir a Moscovo para fechar a sua embaixada no país depois de ter feito um apelo para que este reverta a medida de expulsar 70 funcionários diplomáticos russos.

Num comunicado dirigido ao povo búlgaro, a embaixadora, Eleonora Mitrofanova, informa que caso a embaixada russa feche na Bulgária, o mesmo acontecerá com a embaixada búlgara na Rússia.

Esta quinta-feira, Mitrofanova tinha pedido ao governo búlgaro para reverter esta decisão até o meio-dia, de sexta-feira, algo que não aconteceu. Porém a Rússia recusou fechar a representação diplomática.

Apesar disso neste comunicado, a embaixadora salienta: "Infelizmente, o nosso apelo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária foi ignorado". Assim, diz que irá "colocar rapidamente a questão do encerramento da embaixada da Rússia na Bulgária perante a liderança do meu país, o que inevitavelmente significará o encerramento da missão diplomática búlgara em Moscovo", escreve.

Já em Moscovo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou a agência de notícias russa Interfax que o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia irá estudar a ideia de encerrar a embaixada, decisão que passará pelo presidente Vladimir Putin, se necessário.

A resposta búlgara a esta situação foi dada pelo primeiro-ministro, Kiril Petkov que pediu ao governo russo que retire este ultimato de fechar embaixadas, referido que é vital manter os canais diplomáticos abertos, apesar das expulsões que, segundo ele, ainda deixariam a Rússia com 43 funcionários diplomáticos contra 12 da Bulgária em Moscovo.

"As nossas relações diplomáticas devem continuar. Temos história. Os nossos povos são amigos. Mas nenhum país deve pensar que algum diplomata poderia dar ultimatos à Bulgária independente e livre", disse Petkov em conferência de imprensa.

Já esta sexta-feira, a União Europeia chamou o ultimato da Rússia à Bulgária de "injustificado", e cerca de 60 pessoas reuniram-se em frente à embaixada russa em Sofia (capital da Bulgária) para protestar contra a decisão do governo de expulsar diplomatas russos.

Leia Também: Ucrânia ganha "guerra pela 'borscht'". Sopa está "sob proteção" da UNESCO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório