Incêndios levam estado do centro da Alemanha a declarar "estado de crise"

O estado da Turíngia, no centro da Alemanha, o mais afetado por incêndios florestais, declarou o "estado de crise", apesar de uma ligeira melhoria da situação, que também atinge os estados da Saxónia e Brandeburgo.

Ittertaler Märchenwald, Solingen, Alemanha, incêndio

© Gianni Gattus/picture alliance via Getty Images

Lusa
07/07/2025 06:48 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Alemanha

O anúncio aconteceu no domingo, devido à incapacidade dos bombeiros em controlar o maior incêndio florestal a afetar a Turíngia em mais de três décadas, cujo fumo foi levado pelo vento até Berlim, a cerca de 300 quilómetros da região.

 

O vento tem sido, aliás, um dos principais inimigos das equipas de combate a incêndios. Segundo um porta-voz do distrito de Saalfeld-Rudolstadt, na Turíngia, quando uma área em chamas era finalmente extinta, o vento incendiava a seguinte, a poucos metros de distância.

"As nossas forças estão exaustas", disse o administrador distrital Marko Wolfram, esperando que o efetivo de emergência pudesse ser reduzido de 500 no domingo para 300 hoje.

"A partir desta tarde, estamos a olhar para o futuro com um pouco mais de otimismo", disse no domingo um porta-voz do distrito de Saalfeld-Rudolstadt, acrescentando que os bombeiros acreditam poder extinguir em breve alguns incêndios isolados.

Um número semelhante de bombeiros tem combatido as chamas no norte da Saxónia, entre as cidades de Dresden e Leipzig, onde grande parte dos 2.800 hectares de paisagem natural da região de Gohrischheide já foi consumida pelas chamas.

Leia Também: Alemanha derrota estreante e Suécia impõe-se em duelo nórdico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas