Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tropas russas estarão a raptar familiares de militares ucranianos

Os serviços secretos da Ucrânia dizem que os ucranianos são depois chantageados e obrigados a deslocar-se para zonas ocupadas pelos russos.

Tropas russas estarão a raptar familiares de militares ucranianos
Notícias ao Minuto

15:35 - 24/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

As tropas russas estão a sequestrar familiares dos militares ucranianos, de acordo com um relatório partilhado pelos serviços secretos da Ucrânia.

"Os casos de sequestro familiares de militares em territórios temporariamente ocupados pelos russos estão a tornar-se sistemáticos", escrevem os responsáveis do ministério da Defesa.

Segundo a informação partilhada no Telegram, estes ucranianos - homens, mulheres, crianças e idoso - têm-se tornado reféns das tropas russas nas regiões de Zaporizhzhia, Kherson e Mykolaiv. Após os sequestros, as tropas russas contactam os militares e chantageiam-nos e, de acordo com o ministério, obrigam-nos a deslocar-se até às zonas ocupadas.

"Cada um destes casos prova dos piores crimes de guerra cometidos pelos ocupantes no nosso território. E todos serão investigados. Aqueles que forem culpados serão levados até à Justiça", notam os responsáveis pelos serviços secretos.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia já matou 4.662 civis, de acordo com dados da ONU, que sublinha que os números reais poderão ser muito superiores.

O conflito levou ainda à fuga de mais de 15 milhões de pessoas de suas casas, 7,7 milhões das quais para os países vizinhos.

Leia Também: Ucrânia: EUA e Alemanha pedem à Rússia para não bloquear trigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório