Drone subaquático monitoriza nívies de CO2 no Alasca

Em causa está um aparelho que se julga ser o primeiro equipado com um sensor de grandes dimensões capaz de medir, precisamente, os níveis carbónicos de grandes massas de água.

Alasca

© Reuters

Notícias ao Minuto
25/05/2022 23:26 ‧ 25/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Alterações Climáticas

Nas águas frias do Alasca, as atenções estiveram voltadas, esta quarta-feira, para um drone subaquático concebido com o objetivo de medir os níveis de dióxido de carbono (CO2) no oceano, noticia a Associated Press.

Em causa está um aparelho que se julga ser o primeiro equipado com um sensor de grandes dimensões capaz de medir, precisamente, os níveis carbónicos de grandes massas de água.

O drone tem cerca de 1,52 metros de comprimento e, segundo a Associated Press, terá completado a sua primeira missão noturna na noite passada.

Concebido para mergulhar 1.000 metros e para vaguear por partes remotas do oceano, o aparelho autónomo foi implantado no Golfo do Alasca durante esta primavera, com o intuito de proporcionar uma compreensão mais profunda acerca da composição do oceano na era das alterações climáticas.

Em causa está, assim, uma inovação que pode acelerar em larga medida a monitorização dos gases de estufa oceânicos - visto que, até agora, a medição das concentrações de dióxido de carbono nos mares era feita maioritariamente a partir de navios, boias e amarras presentes no fundo oceânico.

Os trabalhos no local estiveram a cargo de investigadores da Universidade de Fairbanks do Alasca, de engenheiros da Cyprus Subsea Consulting and Services (os criadores do drone) e da 4H-Jena (empresa alemã que forneceu o sensor inserido no aparelho).

Leia Também: Urso mata soldado do exército dos EUA no Alasca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas