Um soldado do exército dos Estados Unidos da América (EUA), paraquedista e veterano da guerra no Afeganistão, foi morto por um urso no Alasca, na terça-feira.
O sargento Seth Michael Plant, de 30 anos, foi atacado durante uma missão de treino na Base Conjunta Elmendorf – Richardson, instalação militar dos Estados Unidos em Anchorage, avança a BBC.
As autoridades estão ainda à procura do urso que não só matou o soldado como feriu outro, num canto remoto da base de mais de 64.000 acres (quase 26 mil hectares), maior instalação militar do Alasca.
"Sgt Plant era parte integrante de nossa organização", disse o seu comandante, tenente-coronel David Nelson, ontem num comunicado, acrescentando: "Ele era um líder dedicado e positivo e trazia alegria e energia aos paraquedistas que serviam com ele". A "sua perda é profundamente sentida", lamentou.
A vítima juntou-se ao exército em 2015 e foi colocado na base em julho de 2021. O departamento de pesca e caça do Alasca revelou, na quinta-feira, que terá sido um urso castanho a atacá-lo, provavelmente como "defesa para proteger os seus filhos", visto que, mais tarde, as câmaras captaram um urso adulto a aproximar-se da toca após o anoitecer e a sair com as crias.
"Estamos a tentar aprender tudo o que podemos sobre como aumentar a segurança pública em torno da vida selvagem no Alasca", esclareceu a supervisora regional Cyndi Wardlow num comunicado.
De mencionar que a Divisão de Investigação Criminal do Exército dos EUA está a investigar a morte como qualquer outra que ocorra numa base do exército.
Leia Também: EUA. Casa de praia desaba no oceano na Carolina do Norte