Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

50% dos importadores de gás russo já abriram contas no Gazprombank

Cerca de metade dos importadores de gás da Rússia já abriram contas no Gazprombank para pagar pelo esquema proposto pelo Kremlin, que prevê a conversão de divisas em rublos, declarou, esta quinta-feira, o vice-primeiro-ministro russo, Alexandr Novak.

50% dos importadores de gás russo já abriram contas no Gazprombank
Notícias ao Minuto

13:39 - 19/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Cerca de 54 empresas têm contratos com a Gazprom Export, incluindo grandes, médias e pequenas empresas. Segundo os meus dados, cerca de metade destes já abriu contas especiais em moeda estrangeira e em rublos no nosso banco autorizado", disse ele durante um discurso no fórum juvenil russo "Novos Horizontes".

Segundo o vice-primeiro-ministro, o objetivo desta medida é "assegurar o influxo de moeda estrangeira, a sua conversão em rublos e o pagamento em rublos do gás fornecido".

"Trata-se de uma medida obrigatória, que visa garantir a segurança das nossas receitas de exportação. Como é sabido, as atuais ações das autoridades europeias e norte-americanas colocam em risco as nossas receitas de exportação", explicou, sublinhando que quando a Rússia converte "o pagamento em moeda nacional reduz os riscos".

Em relação ao número exato de empresas que aderiram ao esquema para comprar gás russo, Novak afirmou que "isto tornar-se-á claro em breve, à medida que os prazos de pagamento dos principais contratos se aproximam", observando que algumas empresas não só abriram contas, como também introduziram adiantamentos, pré-pagamentos, e outras transações.

Segundo a Novak, este é um mecanismo "que irá durar bastante tempo".

"O pagamento final dos fornecimentos de abril tem lugar em maio, e em breve teremos a lista final dos que pagaram em rublos e dos que se recusaram a fazê-lo", disse.

Depois do início da campanha militar russa na Ucrânia, o Ocidente impôs sanções e congelou parte da reserva federal russa, após o que o Presidente Vladimir Putin ordenou o estabelecimento do pagamento obrigatório do gás em rublos aos países "hostis", uma medida rejeitada pelos clientes europeus.

Países como a Polónia e a Bulgária recusaram-se a pagar o gás em rublos, após o que Moscovo suspendeu os fornecimentos de gás a ambos os países.

Segundo a agência noticiosa oficial russa TASS, mais de 20 empresas já abriram contas na Gazprombank em correspondência com as exigências do Kremlin, incluindo a empresa de energia italiana Eni, o consórcio alemão Uniper e o francês Engie.

Leia Também: Embargo não fará com que Europa deixa de usar petróleo russo, diz Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório