Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Malawi inicia processo para eventual abolição da pena de morte

O parlamento do Malawi iniciou os procedimentos para a abolição da pena de morte, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal em abril de 2021, através da abertura de uma sondagem de vários setores da sociedade.

Malawi inicia processo para eventual abolição da pena de morte
Notícias ao Minuto

15:42 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Malawi

Segundo o jornal local 'The Nation', consultado pela agência espanhola Europa Press, o Comité dos Assuntos Legais do Parlamento irá sondar o apoio popular à abolição.

O presidente do comité, Peter Dimba, afirmou que os inquiridos incluem também membros de organizações não-governamentais (ONG), a igreja, ativistas e líderes locais.

Após a consulta nacional, será apresentado ao Ministério da Justiça um relatório, mas, tendo em conta as primeiras opiniões recolhidas, Dimba indicou que parece "claro que a população do Malawi não quer a pena de morte".

Até agora só foi escutado um "amplo conjunto de setores na região centro e em breve iremos para a região Norte e para a região Sul", acrescentou o parlamentar.

O Supremo Tribunal do Malawi decretou a inconstitucionalidade da pena capital em abril de 2021, destacando que o Código Penal "deve ser interpretado" de forma a que o castigo máximo seja a prisão perpétua.

Contudo, numa declaração alguns meses depois, o tribunal defendeu que um juiz havia apenas emitido a sua opinião pessoal e, portanto, a pena de morte ainda estava em vigor.

A instância superior lembrou também que não há execuções no país desde 1975 e observou que "todos os Presidentes desde 1994 se recusaram a ratificar sentenças de morte".

O Malawi tem um sistema multipartidário desde aquele ano, no qual terminou o regime de Hastings Banda.

Leia Também: Malawi. Doze pessoas consideradas culpadas da morte de um albino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório