Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Nova evacuação de Mariupol; Hungria sabia de invasão?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Nova evacuação de Mariupol; Hungria sabia de invasão?

Esta segunda-feira, o dia arrancou com a retomada da operação de retirada de civis de Mariupol. Contudo, há registo de atrasos no processo e centenas de civis continuam presos na fábrica de Azovstal, o último reduto ucraniano na cidade portuária. Além disso, os cerca de 100 civis que ontem foram resgatados deviam chegar hoje a Zaporizhzhia numa caravana humanitária das Nações Unidas, mas tal não deverá acontecer nas próximas horas. 

Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que meio milhão de ucranianos foram "levados ilegalmente para a Rússia", o que está a deixar os civis que ainda estão na Azovstal com medo de sair. 

Outra notícia que marcou o dia chega da Hungria, que mantém a sua oposição a que a União Europeia (UE) imponha um embargo às importações de petróleo e gás russo como sanção pela invasão à Ucrânia.

É de realçar que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos avançou hoje que a guerra na Ucrânia já fez pelo menos 3.153 mortos entre a população civil. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Damos por terminado mais um acompanhamento AO MINUTO de todos os acontecimentos da invasão russa na Ucrânia, que será retomado na manhã de terça-feira, num novo registo.

23h55 - Draghi diz que entrevista de Lavrov a 'media' italiano foi "um comício"
 
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, criticou esta segunda-feira a primeira entrevista do ministro dos Negócios Estrangeiros russo a um 'media' europeu, desde o início da invasão da Ucrânia, acusando a televisão italiana de ter realizado "um comício".

23h50 - Líder da oposição alemã anuncia intenção de visitar Ucrânia esta semana
 
O líder da oposição alemã, Friedrich Merz, anunciou hoje a intenção de visitar a Ucrânia esta semana, algo que nenhum elemento do Governo de Olaf Scholz fez desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

23h45 - Boris Johnson vai falar ao parlamento ucraniano

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai falar ao parlamento ucraniano esta terça-feira.

Segundo o The Guardian, Johnson vai recordar a determinação da Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial, naquele que hoje é lembrado como o tempo “mais perigoso do país” mas o seu “melhor momento” para traçar um paralelismo com a Ucrânia, sublinhando que a bravura demonstrada por aqueles que têm defendido o país dos invasores russos também será conhecido como o “melhor momento” da Ucrânia.

Este discurso será ainda uma retribuição ao discurso do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no parlamento britânico. 

Sublinhe-se que esta é a primeira vez que um líder mundial se irá dirigir à Verkhovna Rada desde o início da guerra.

23h34 - Militares russos não permitiram continuar retiradas de civis de Azovstal esta segunda-feira

Pavlo Kyrylenko, chefe da Administração Regional de Donetsk, confirmou que os militares russos não permitiram continuar a evacuação de civis da fábrica de Azovstal, em Mariupol, esta segunda-feira. Recorde-se que centenas de civis permanecem naquele que é o último reduto ucraniano na cidade. Soldados ucranianos acusaram hoje as tropas russas de continuar os ataques à fábrica. 

23h19 - Governo alemão nega críticas e garante foco em impedir vitória russa
 
A Alemanha está focada em impedir a vitória da Rússia na Ucrânia, assegurou esta segunda-feira o chanceler alemão, Olaf Scholz, rejeitando as acusações de inação por parte do seu governo.

23h16 - Kremlin assume o controlo da Internet na cidade ucraniana de Kherson
 
O Kremlin assumiu o controlo da Internet na cidade ucraniana de Kherson, 24 horas depois de ter ocorrido um apagão dos serviços 'online' naquele centro portuário, no Mar Negro, tomado pelos russos em março, disseram analistas em rede.

22h54 - Nova tentativa de retirada de civis de Mariupol prevista para terça-feira

A Câmara de Mariupol revelou, esta segunda à noite, através do Telegram, que está prevista para esta terça-feira uma nova tentativa de retirada de civis de Mariupol.

O comboio humanitário, que vai acompanhar a retirada de civis, vai sair de Berdiansk, pelas 07:00 horas locais (05:00 em Lisboa).

22h39 - Rússia planeia anexar Donetsk e Luhansk 

Depois não conseguir conquistar Kyiv, a Rússia planeia anexar as regiões ocupadas de Donetsk e de Luhansk até meados de maio, disse o embaixador norte-americano da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Michael Carpenter.

“De acordo com os relatórios mais recentes, acreditamos que a Rússia tentará anexar a 'República Popular de Donetsk' e a 'República Popular de Lugansk'", avançou Michael Carpenter, citado pela AFP.

22h35 - Neutralidade de Kyiv condicionada à libertação de todo o território

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a condição para a neutralidade da Ucrânia, exigida pela Rússia, passa pela libertação de todo o território, incluindo o Donbass e a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

22h24 - Declarações de Lavrov? Mostram que a Rússia "se esqueceu de todas as lições da Segunda Guerra Mundial", diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou, esta segunda-feira, que as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia mostram que Moscovo se esqueceu de todas “as lições da Segunda Guerra Mundial”.

No seu habitual discurso diário, o presidente ucraniano criticou as palavras de Lavrov, que o comparou a Adolf Hitler, dizendo que o ditador tinha “sangue judeu”, tal como Zelensky. 

“Não tenho palavras. Ninguém ouviu qualquer justificação ou um desmentido da parte de Moscovo. Só temos silêncio. Isto mostra que a liderança russa se esqueceu de todas as lições da Segunda Guerra Mundial”, disse Zelensky.

“Ou então talvez nunca tenha aprendido essas lições”, acrescentou. 

22h15 - Ucrânia diz que Hungria já sabia dos planos de Putin para invadir o país

O Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia disse, esta segunda-feira, que a Hungria já sabia da invasão russa à Ucrânia antes de esta ter início, a 24 de fevereiro. 

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, terá partilhado os seus planos com Budapeste.

“A Hungria, que declara abertamente a sua cooperação com a Rússia, foi avisada com antecedência por Putin que haveria um ataque ao nosso país”, disse, citado pela agência de notícias Interfax.

22h06 - Não há "planos" para visita de Biden à Ucrânia

Não há planos para uma visita de Joe Biden à Ucrânia. Questionada sobre se o presidente poderia ser o próximo representante dos Estados Unidos a deslocar-se à Ucrânia, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden "adoraria visitar" o país, mas "não há planos em andamento".

21h43 - Ataque em Odessa deixou também uma criança ferida

Há novos detalhes do ataque com um míssil, esta segunda-feira à tarde, em Odessa. O adolescente que morreu tinha 15 anos e uma segunda criança ficou ferida. No edifício residencial que foi atingindo estavam cinco pessoas.

21h36 - PS Setúbal diz que autarca "conhecia ligações de Igor Khashin ao Kremlin"

O vereador socialista da Câmara de Setúbal Fernando José acusou hoje o presidente do município, André Martins, de conhecer as ligações ao Kremlin de Igor Khashin, uma das pessoas escolhidas pela autarquia para a receção aos refugiados ucranianos. 

21h34 - Líder do Exército russo esteve na frente de combate no Donbass

O chefe do Estado-Maior do Exército russo esteve na semana passada na frente de combate na região do Donbass, referiu hoje fonte do Pentágono, sem confirmar os rumores de que Valery Guerassimov terá sido ferido no leste da Ucrânia.

20h31 - Continuam ataques à fábrica de Azovstal 

Soldados que se encontram na fábrica de Azovstal, o último reduto ucraniano em Mariupol, dizem que os bombardeamentos russos continuaram esta segunda-feira. 

Em declarações à CNN internacional, o Batalhão Azov revelou que cinco soldados russos morreram durante uma tentativa de assalto à fábrica no dia de hoje.

“Depois da retirada parcial de civis do território de Azovstal em Mariupol, o inimigo continua a atacar o território da fábrica, incluindo edifícios onde os civis se estavam a esconder do perigo”, indicaram.

Mykhailo Vershynin, da polícia de Mariupol, confirmou à estação esta versão, indicado que os ataques começaram quando a Cruz Vermelha deixou o local, no domingo, após a retirada de civis. 

20h22 - Grupo Mediaset defende importância da entrevista televisiva de Lavrov
 
O diretor-geral de informação do grupo italiano Mediaset, Mauro Crippa, defendeu hoje a importância da entrevista televisiva ao ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, a primeira a um órgão europeu desde a invasão da Ucrânia.

19h58 - Jill Biden vai visitar Roménia e Eslováquia e espera demonstrar o seu apoio

Jill Biden, primeira-dama dos Estados Unidos, que vai visitar refugiados ucranianos na Roménia e Eslováquia, numa viagem de cinco dias, quer demonstrar o seu apoio à Ucrânia.

“Como mãe, só posso imaginar a dor que as famílias estão a sentir”, disse Jill Biden, citada pela Associated Press.

“Sei que podemos não compartilhar o idioma, mas espero poder transmitir, de maneiras muito maiores do que palavras, que a resiliência deles me inspira, que eles não são esquecidos e que todos os americanos ainda os apoiam”, sublinhou.

19h41 - Enfermeira que perdeu pernas em explosão casa-se no hospital em Lviv

A guerra na Ucrânia continua a abrir feridas que jamais serão esquecidas pelos ucranianos, mas no meio do caos há quem tente recomeçar e procurar, novamente, a felicidade. Viktor e Oksana são exemplo disso. O casal foi resgatado de Lysychansk, no oeste da Ucrânia, depois de Oksana, enfermeira de 23 anos, perder as duas pernas e quatro dedos da mão esquerda, na sequência da explosão de uma mina russa, no passado dia 27 de março. 

Há cerca de uma semana, o casal chegou num comboio humanitário a Lviv e decidiu dar o nó no hospital.

19h26 - Adolescente é a primeira vítima mortal confirmada de ataque em Odessa

Foi confirmada a primeira vítima mortal do ataque com um míssil em Odessa, na tarde desta segunda-feira: um rapaz adolescente, avança a AFP, que cita a Câmara Municipal.

19h15 - Costa reúne-se por videoconferência com homólogo ucraniano

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se, na próxima quarta-feira, por videoconferência, com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmygal

Segundo revela uma nota de imprensa do gabinete do primeiro-ministro, divulgada esta segunda-feira, na agenda da reunião de trabalho estão, "essencialmente", dois temas - "a cooperação bilateral entre Portugal e Ucrânia e a análise à situação atual do conflito provocado pela invasão".

19h10 - As imagens da chegada dos primeiros refugiados de Mariupol a Zaporizhzhia

Chegaram, esta segunda-feira, a Zaporizhzhia, as primeiras pessoas que conseguiram sair de Mariupol, que tem estado cercada pelas tropas russas, depois de ser aberto um corredor humanitário. A maior parte deslocou-se em carros particulares. Veja aqui todas as imagens.

Notícias ao Minuto
©  REUTERS/Ueslei Marcelino    Notícias ao Minuto ©  REUTERS/Ueslei Marcelino  

18h42 - Rússia repara ponte perto da Ucrânia danificada por "ato de sabotagem"

Equipas de trabalhadores começaram hoje a reparar uma ponte no sudoeste da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, que foi danificada no que as autoridades locais descreveram como um ato de sabotagem, noticiou a agencia Associated Press.

18h27 - Forças ucranianas dizem ter recuperado controlo de vários locais em Kharkiv

As forças ucranianas recuperaram o controlo de vários locais no norte e leste de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

Segundo a Sky News, os militares ucranianos disseram ter recuperado a vila de Ruska Lozov, no norte da cidade, e a vila de Verkhyna Rohanka, a leste. 

18h10 -UEFA retira Rússia do Europeu de futebol feminino e 'repesca' Portugal e clubes russos continuam suspensos das provas na próxima época

A UEFA confirmou, esta segunda-feira, que decidiu excluir a seleção da Rússia do Europeu de futebol feminino deste verão, situação que coloca Portugal na fase final da prova que decorre entre 6 e 31 de julho. Além disso, os clubes russos vão continuar suspensos das provas europeias na nova época.

17h53 - Imagem de criança com coroa de flores na cabeça torna-se viral

A imagem de uma criança, com uma coroa de flores na cabeça, enquanto segura a mão de um adulto, na Ucrânia, está a tornar-se viral nas redes sociais.

A fotografia foi divulgada pelo jornalista do New York Times Michael Schwirtz, que indicou que a criança terá chegado de Mariupol, cidade que tem estado cercada pelas forças russas, no sudeste da Ucrânia. 

17h40- Ataque em Odessa causa vários mortos e feridos

Um ataque com um míssil em Odessa, no sul da Ucrânia, esta segunda-feira, causou mortos e feridos, segundo o governador local, Maksym Marchenko, no Telegram, citado pelo The Guardian.

Não foram avançados, contudo, números oficiais. Segundo a imprensa internacional, o ataque danificou um edifício religioso.

É o segundo ataque na região esta segunda-feira.

17h38 - Crise militar e política provocada pela guerra pode durar dois ou três anos

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, alertou hoje que a crise militar e política provocada pela Rússia poderá prolongar-se por dois ou três anos, pelo que defendeu ser fundamental manter a unidade transatlântica.

17h32 - Lituânia começou a abastecer gás à Polónia através de novo gasoduto
 
A Lituânia inaugurou um gasoduto que permite à Polónia receber, através do terminal do porto lituano de Klaipeda, gás natural liquefeito (GNL) para suprir parte do gás que a Rússia deixou de lhe fornecer, noticiou hoje a imprensa local.

17h23 - Suécia reabre embaixada em Kyiv

A Suécia vai reabrir, na quarta-feira, a sua embaixada em Kyiv, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, esta segunda-feira.

Também a Hungria transferiu a sua embaixada novamente para Kyiv, depois de uma transferência temporária para Lviv.

17h20 - Dmytro Kuleba, Alemanha e UE condenam 'antissemitismo' russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, o Governo alemão e a União Europeia condenaram hoje as declarações do chefe da diplomacia russo comparando dirigentes ucranianos judeus a Hitler, que "também tinha origens judaicas".

17h17 - Kyiv diz que Rússia está a reposicionar forças de Mariupol

Os militares ucranianos afirmaram hoje que a Rússia reposicionou algumas das suas forças do porto de Mariupol para se juntarem à ofensiva no leste da Ucrânia.

17h13 - Mais de 34.500 pedidos de proteção temporária aceites pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já atribuiu proteção temporária a 34.562 cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, segundo a última atualização feita por esta polícia.

17h10 - Marcelo descarta ligação de exoneração à polémica com Câmara de Setúbal

O Presidente da República descartou esta segunda-feira que a exoneração da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Abrantes Guerreiro, tenha a ver com a polémica da recepção de refugiados por russos pró-Kremlin em que a Câmara de Setúbal se viu envolta. 

16h48 - Identificado o primeiro suspeito do massacre em Bucha

Foi identificado o primeiro suspeito dos massacres levados a cabo em Bucha, nos arredores de Kyiv. Segundo a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, o suspeito trata-se de Sergey Kolotsey, comandante da Unidade da Guarda Nacional russa. O homem é suspeito de matar quatro ucranianos desarmados e de torturar um outro em Bucha. 

16h39 - Renomada escola em Luhansk destruída por bombardeamentos russos

Uma escola na região de Luhansk foi destruída por bombardeamentos russos. Segundo o Kyiv Independent, a escola Lysychansk Gymnasium, que sobreviveu a duas guerras mundiais, ficou destruída. 

“Construída há mais de 100 anos, a escola Lysychansk Gymnasium sobreviveu a duas guerras mundiais e ao ataque da Rússia em 2014. Foi uma das 100 melhores escolas da Ucrânia, de acordo com o governador regional Serhiy Haidai”, escreveram no Twitter.

16h35 - Secretária de Estado da Igualdade e Migrações deixa Governo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou esta segunda-feira, a proposta do primeiro-ministro, António Costa, de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações. 

A saída acontece numa altura em que a Câmara de Setúbal se vê envolvida numa polémica em que refugiados ucranianos terão sido recebidos por russos pró-Kremlin. Estes terão recolhido dados sobre os refugiados e tentado obter informações sobre familiares que ainda estivessem na Ucrânia.  

16h26 - Apresentador pró-Putin deixa ameaça ao Reino Unido

Um apresentador de televisão pró-Putin deixou uma ameaça ao Reino Unido, dizendo que o Kremlin tem o poder de atingir o país com um míssil nuclear que poderia afogá-lo “de uma vez por todas”.

As declarações de Dmitry Kiselyov surgiram em resposta ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que prometeu retaliar caso a Rússia avançasse com um ataque contra os países da NATO. 

"O que acontecerá após as palavras de Boris Johnson sobre um ataque de retaliação? Em geral, na Grã-Bretanha eles parecem estar a divagar. Por que ameaçam a vasta Rússia com armas nucleares quando eles são apenas uma ilha?”, questionou, dizendo depois que o Reino Unido é tão “pequeno”, que um míssil Sarmat é “suficiente para afogá-lo de uma vez por todas”.

“Um único lançamento, Boris, e não há mais Inglaterra”, acrescentou o apresentador russo. 

16h10 - Regresso de diplomatas dos EUA a Kyiv deve acontecer até final do mês
 
O regresso dos diplomatas norte-americanos a Kyiv, de onde partiram em fevereiro, poucos dias antes do início da invasão russa, é esperado "até ao final do mês" de maio, anunciou hoje a diplomacia dos EUA.

15h54 - CNPD confirma abertura de inquérito sobre dados de ucranianos em Setúbal

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) abriu um inquérito para perceber se houve ilegalidades no tratamento dos dados de refugiados ucranianos acolhidos por elementos de uma associação pró-russa em Setúbal, confirmou hoje a porta-voz do organismo.

15h40 - Israel exige pedido de desculpas após Lavrov comparar Zelensky a Hitler

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, exigiu um pedido de desculpas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, na sequência da comparação feita por este durante uma entrevista ao canal Rete.

15h20 - Meio milhão de ucranianos foram levados à força para a Rússia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que meio milhão de ucranianos foram "levados ilegalmente para a Rússia" e que, por isso, os civis que ainda estão na fábrica siderúrgica Azovstal estão com medo de sair.
  

15h15 - Civis retirados da Azovstal não chegam hoje a Zaporizhzhia

A caravana de resgate humanitário da ONU que transportava cerca de 100 civis que foram retirados da Azovstal, o último reduto ucraniano em Mariupol, não vai chegar hoje a Zaporizhzhia, avança a RTP. 

15h10 - Governo húngaro mantém veto a embargo da UE a gás e petróleo russos

O governo húngaro insistiu hoje que mantém a sua oposição a que a União Europeia (UE) imponha um embargo às importações de petróleo e gás russo como sanção pela invasão da Ucrânia.

15h05 - Para recordar:

15h00- Boa tarde. Continuamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do conflito na Ucrânia. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório