Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia identifica o primeiro suspeito do massacre em Bucha

Com base nas provas recolhidas, autoridades ucranianas conseguiram associar o suspeito a crimes cometidos em Bucha.

Ucrânia identifica o primeiro suspeito do massacre em Bucha
Notícias ao Minuto

17:13 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Foi identificado pelos procuradores e pela polícia ucraniana o primeiro suspeito dos massacres levados a cabo na região, nos arredores de Kyiv, na Ucrânia.

Segundo a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, o suspeito trata-se de Sergey Kolotsey, comandante da Unidade da Guarda Nacional Russa.

O homem é suspeito de matar quatro ucranianos desarmados e de torturar um outro em Bucha. 

O suspeito foi capturado através de câmaras de segurança, enquanto enviava produtos roubados para a cidade russa de Ulyanovsk, no oeste do país, acrescentou.

Um total de 1.202 corpos de civis foram recuperados até o momento em cidades da região norte de Kyiv que estavam sob ocupação russa até o final de março, disse o chefe da polícia da capital ucraniana, Andriy Nebitov, neste fim de semana.

As imagens registadas após a retirada do Exército russo de Bucha deram a volta ao mundo, mostrando corpos de dezenas de civis, muitos deles algemados, que estavam abandonados nas ruas há vários dias.

Habitantes de Bucha que ficaram presos na cidade durante o período de controlo russo falaram de execuções sumárias de civis, às vezes arbitrariamente ou sob qualquer pretexto.

No subúrbio de Kyiv, também foram encontradas várias valas comuns com centenas de mortos, a última das quais, descoberta no sábado passado, continha os corpos de três homens com sinais de tortura, segundo Nebitov.

A Justiça ucraniana está a investigar a autoria, pela Rússia, de alegados crimes de guerra, em cooperação com organizações internacionais de mais de uma dezena de países.

[Notícia atualizada às 22h42]

Leia Também: Dmytro Kuleba, Alemanha e UE condenam 'antissemitismo' russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório