Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Israel exige pedido de desculpas após Lavrov comparar Zelensky a Hitler

As declarações foram feitas a um canal italiano.

Israel exige pedido de desculpas após Lavrov comparar Zelensky a Hitler
Notícias ao Minuto

15:33 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, exigiu um pedido de desculpas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, na sequência da comparação feita por este durante uma entrevista ao canal Rete 4.

Em declarações ao canal italiano, Sergei Lavrov comparou Volodymyr Zelensky a Adolf Hitler, recorrendo ao tema da ascendência judaica.

"Este tipo de mentiras têm o propósito de acusar os judeus de crimes que foram cometidos contra eles", defendeu Naftali Bennett, num comunicado emitido pela Reuters.

"A utilização do Holocausto para razões políticas deve parar de imediato", exige o governante.

As declarações do responsável russo foram feitas depois de o jornalista ter perguntado por que razão a Rússia dizia que tinha que "desnazificar" a Ucrânia, se o presidente do país era judeu. "Quando eles [ucranianos] dizem 'que desnazificação é esta se nós somos judeus', penso que Hitler também tinha ascendência judaica, por isso, isso não significa nada", disse Lavrov. "Durante muito tempo, ouvimos as pessoas sábias judias dizer que os maiores antissemitas são os próprios judeus", afirmou.

Têm surgido muitas críticas a estas declarações, não tendo ainda a embaixada russa em Israel reagido a esta exigência do governo israelita. 

Leia Também: CNPD confirma abertura de inquérito sobre dados de ucranianos em Setúbal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório