Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Guerra já matou mais de 3.000 civis ucranianos

ONU alerta que número de mortos poderá ser muito maior.

Guerra já matou mais de 3.000 civis ucranianos
Notícias ao Minuto

14:50 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos atualizou o número de baixas civis na Ucrânia. Segundo esta agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a guerra na Ucrânia já fez pelo menos 3.153 mortos entre a população civil, mais 254 desde sexta-feira.

No entanto, a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.

Por exemplo, em Mariupol, estima-se que haja dezenas de milhares de mortos nos escombros da cidade, mas o cerco das forças russas impedem uma contagem fidedigna. Em outras cidades, como Bucha e Borodyanka, nos arredores de Kyiv, ainda estão a ser contados os corpos em valas comuns deixadas pela retirada das tropas russas.

A maioria das vítimas morreu devido a bombardeamentos em zonas residenciais e, apesar da maioria dos mortos situar-se em cidades que os russos tentaram controlar, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU evita apontar o dedo diretamente a uma das partes.

Além do elevado número de mortos civis, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados aponta esta segunda-feira para a existência de mais de 5,5 milhões de refugiados, com a grande maioria (cerca de 3 milhões) a fugir para a Polónia.

Leia Também: Mariupol espera que milhares de civis cheguem hoje a Zaporizhzhya

Recomendados para si

;
Campo obrigatório