Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Secretária de Estado das Migrações sai do Governo (e já há substituta)

Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro, António Costa, de exoneração de Sara Abrantes Guerreiro.

Secretária de Estado das Migrações sai do Governo (e já há substituta)
Notícias ao Minuto

15:59 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Exoneração

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou esta segunda-feira, a proposta do Primeiro-Ministro, António Costa, de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações.

Mediante a exoneração, Marcelo nomeou para o mesmo cargo a Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.

Isabel Rodrigues é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019. A posse terá lugar ainda hoje pelas 19h30 em cerimónia restrita no Palácio de Belém.

Sara Abrantes Guerreiro sai do cargo 33 dias depois de o ter assumido. Antes de assumir a pasta, a secretária agora exonerada era mediadora de conflitos certificada e com estudos em direitos humanos, tendo trabalhado com Manuela Leitão Marques e Rocha Andrade no Governo de José Sócrates.

A saída acontece numa altura em que a Câmara de Setúbal se vê envolvida numa polémica em que refugiados ucranianos terão sido recebidos por russos pró-Kremlin. Estes terão recolhido dados sobre os refugiados e tentado obter informações sobre familiares que ainda estivessem na Ucrânia.  

O caso, soube-se esta segunda-feira, foi enviado para a Inspeção Geral das Finanças, a quem competem os "inquéritos e sindicâncias", disse o Ministério da Coesão Territorial.

O primeiro-ministro, António Costa, tinha anunciado no domingo, dia 1 de maio, que o pedido de inquérito feito ao Governo pela Câmara de Setúbal seria remetido para a Comissão Nacional de Proteção de Dados e para o Ministério da Coesão Territorial.

Marcelo Rebelo de Sousa descartou hoje que a exoneração tenha a ver com a situação de Setúbal, tendo justificado a saída com "questões pessoais de força maior".

Já a agência Lusa, avança que fonte do executivo adianta que esta substituição no Governo "ocorre a pedido da própria" Sara Abrantes Guerreiro "e por motivo de doença".

Leia Também: Governo e Marcelo prestaram informação "necessária" sobre caso de Setúbal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório