Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Costa reúne-se por videoconferência com homólogo ucraniano

No dia seguinte à reunião, o primeiro-ministro participa ainda na Conferência Internacional de Doadores de Alto Nível para a Ucrânia.

Costa reúne-se por videoconferência com homólogo ucraniano

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se, na próxima quarta-feira, por videoconferência, com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmygal.

Segundo revela uma nota de imprensa do gabinete do primeiro-ministro, divulgada esta segunda-feira, na agenda da reunião de trabalho estão, "essencialmente", dois temas - "a cooperação bilateral entre Portugal e Ucrânia e a análise à situação atual do conflito provocado pela invasão".

A reunião decorrerá às 11h30 (hora de Portugal continental).

De acordo com o comunicado, no dia seguinte, 5 de maio, Costa irá também participar, por videoconferência, na Conferência Internacional de Doadores de Alto Nível para a Ucrânia, que terá lugar em Varsóvia, Polónia, e que é coordenada pelos primeiros-ministros da Polónia e da Suécia, em parceria com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia.

"A Conferência Internacional de Doadores tem como objetivo angariar fundos para resposta à gravíssima situação humanitária, para o apoio aos refugiados e deslocados da guerra na Ucrânia e para responder aos apelos da ONU, Cruz Vermelha Internacional e outras organizações humanitárias que atuam no terreno", esclarece o gabinete do primeiro-ministro, recordando que a ONU "estima que mais de 15 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária urgente, incluindo alimentos, assistência médica, proteção e abrigo".

Leia Também: Crise militar e política provocada pela guerra pode durar 2 ou 3 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório