Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Clubes da Rússia continuam suspensos das provas da UEFA na próxima época

Decisão mantém-se devido à invasão dos russos a solo ucraniano.

Clubes da Rússia continuam suspensos das provas da UEFA na próxima época
Notícias ao Minuto

17:58 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

Para além de ter confirmado a exclusão da Rússia do Europeu de futebol feminino deste verão, a UEFA anunciou esta segunda-feira que os clubes russos vão continuar suspensos das provas europeias na nova época.

A reunião do Comité Executivo da UEFA decidiu manter estas decisões tomadas na sequência da invasão russa a solo ucraniano, pelo que nenhuma equipa da Rússia poderá participar na Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência Europa, Liga dos Campeões feminina e UEFA Youth League na temporada 2022/23.

Ao nível da seleção principal, os russos ficam excluídos da próxima edição da Liga das Nações, sendo despromovidos da Liga B para a terceira divisão, a série C. A Rússia fica ainda suspensa da qualificação para o Campeonato da Europa sub-21 e está arredada dos campeonatos sub-17 e de sub-19 masculinos e femininos de 2022/23.

As candidaturas da Rússia à organização do Euro-2028 e Euro-2032 foram dadas como nulas por parte da UEFA.

"A Rússia receberá um número de pontos de coeficiente equivalente ao número mais baixo que ganhou numa das últimas cinco épocas, ou seja, 4.333 pontos para o coeficiente de clubes de futebol masculino e 1.750 para coeficiente de clubes de futebol feminino para fins de cálculo de pontos para a temporada 2022/23", termina a nota do organismo que gere o futebol europeu.

Esta decisão da UEFA interessa, por exemplo, ao Benfica, que poderia ter como adversárias equipas russas nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões do próximo ano.

O campeão russo Zenit fica sem a vaga de acesso direta à Liga dos Campeões  que já tinha e as restantes três vagas para as provas europeias (uma para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e duas para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa) também ficam sem efeito.

Leia Também: UEFA retira Rússia do Europeu de futebol feminino e 'repesca' Portugal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório