Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Kherson 'adota' rublo; Rússia duplica receitas de combustíveis

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Kherson 'adota' rublo; Rússia duplica receitas de combustíveis

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, já está em Kyiv, onde vai reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Há menos de 24 horas, o português esteve em Moscovo, onde admitiu que as negociações com Vladimir Putin não correram tão bem quanto o esperado.

A contraofensiva no leste da Ucrânia focou-se esta noite na cidade de Kherson, a segunda maior cidade do país. Kherson foi tomada no início da guerra pelos russos e, enquanto os invasores preparam um referendo manipulado na cidade, o contra-ataque ucraniano provocou um incêndio que interrompeu a transmissão de canais de propaganda russos.

Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 2.700 mortos entre a população civil, mas a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h00 - Boa tarde. Terminamos por aqui a nossa cobertura AO MINUTO sobre a invasão na Ucrânia. Pode continuar a acompanhar as primeiras notícias até ao final do dia aqui.

14h45 - Ucrânia identifica dez soldados russos por crimes cometidos em Bucha

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, revelou esta quinta-feira que foram identificados dez soldados russos, alegadamente envolvidos em crimes cometidos contra civis na cidade de Bucha.

Num comunicado, publicado na rede social Facebook, Venediktova revela que num “muito curto espaço de tempo, a investigação estabeleceu que durante a ocupação de Bucha” os soldados identificados "fizeram reféns civis desarmados, não lhes forneceram comida e água, mantiveram-nos de joelhos com as mãos atadas e os olhos cobertos de fita adesiva, humilharam-nos e espancaram-nos".

14h34 - Erdogan diz a Putin estar pronto para "tomar a iniciativa" para a paz

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou-se hoje disposto a "tomar a iniciativa" para terminar com a guerra na Ucrânia, numa conversa com o homólogo russo, Vladimir Putin, um dia depois de uma troca de prisioneiros em território turco.

14h18 - Biden quer dar a Kyiv fundos confiscados a oligarcas russos

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor hoje ao Congresso a doação à Ucrânia dos fundos confiscados aos oligarcas russos, como medida compensatória pelos danos causados pela invasão russa.

13h41 - Bulgária vai aprovar envio de armas, diz primeiro-ministro

O Parlamento búlgaro deverá autorizar em breve o envio de armas para a Ucrânia, apesar de alguma oposição dentro da coligação governamental, anunciou hoje o primeiro-ministro da Bulgária, horas antes de reunir-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

13h35 - Moscovo admite preocupação com "atos terroristas" na Transnístria

A Rússia expressou hoje preocupação com a situação no território separatista moldavo da Transnístria e olha para os recentes incidentes naquela região como uma tentativa de arrastá-la para o conflito armado na Ucrânia.

13h21 - Portugal recebe quase 64 milhões de euros para acolhimento de ucranianos

A Comissão Europeia anunciou que desembolsou hoje 3,5 mil milhões de euros para ajudar os Estados-membros da União Europeia (UE) no acolhimento de refugiados da Ucrânia, dos quais 63,7 milhões de euros foram destinados a Portugal.

13h17 - "Encher a Ucrânia de armas ameaça a segurança da Europa", diz Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou esta quinta-feira que “encher” a Ucrânia de armas é uma “ameaça à segurança do continente europeu” e acusou os países aliados ocidentais de travarem uma guerra por procuração contra a Rússia.

13h10 - NATO pronta a ajudar Kyiv durante "meses e anos"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quinta-feira que a aliança transatlântica está pronta para apoiar a Ucrânia no esforço de guerra contra a invasão russa, mesmo que esta dure vários anos.

Numa conferência de imprensa em Bruxelas, citado pela Reuters, Stoltenberg disse que a NATO "tem de estar pronta para o longo prazo". "Existe absolutamente a possibilidade de esta guerra se arrastar e durar meses e anos", disse. O líder da aliança também garantiu que a NATO irá apoiar a Ucrânia, a passar de armas da era soviética para material bélico mais avançado.

12h54 - "A guerra é o mal"

12h51 - Boris acusado de "colocar em risco todo o sucesso" das tropas ucranianas
 
A crítica do ex-vice-ministro da Defesa polaco surge cerca de uma semana após o governante britânico revelar que o Reino Unido estava “atualmente a treinar ucranianos na Polónia para usar defesas antiaéreas”.

12h45 - Kyiv reclama o direito de atacar alvos militares russos
 
O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podoliak defendeu hoje que a Ucrânia tem o direito de atacar alvos militares russos, numa indicação de que as forças de Kiev poderão realizar ataques em território russo.

12h43 - Coordenadora da ONU prepara tentativa de retirada de civis em Mariupol
 
A coordenadora humanitária da ONU para a Ucrânia, Osnat Lubrani, anunciou hoje que vai para o sul do país com o objetivo de preparar uma tentativa de retirada de civis de Mariupol, cidade praticamente controlada pelas forças russas.

12h39 - Gás russo. Duas empresas europeias em "conversações" com a Gazprom

Duas empresas europeias - uma alemã e outra austríaca - confirmaram, esta quinta-feira, estar em conversações com a petrolífera estatal russa Gazprom sobre o pagamento de gás, mas cumprindo, em simultâneo, as sanções da União Europeia (UE) à Rússia devido à invasão da Ucrânia e a exigência de Moscovo para que o pagamento do gás russo seja feito em rublos.

12h01 - Rússia faz troça de torneio de Wimbledon

O governo russo aproveitou a vitória do tenista russo Andrey Rublev, na final do torneio de Belgrado frente a Novak Djokovic, para gozar com o histórico torneio de Wimbledon, que proibiu a participação de atletas russos e bielorrussos. Numa publicação no Twitter, a Rússia dirigiu-se ao torneio inglês, dizendo: "Vocês é que perdem".

11h53 - Polícia de Kyiv encontrou 1.150 corpos de civis desde o início da guerra

A polícia de Kyiv anunciou esta quinta-feira que foram recuperados 1.150 corpos de civis desde o início da guerra. A grande maioria surgiu depois da retirada de tropas russas das cidades periféricas da capital ucraniana, nomeadamente Bucha e Borodyanka.

11h39 - Rússia duplicou receitas de combustíveis fósseis desde o início da guerra

A Rússia já quase duplicou as receitas que arrecadou com a venda de combustíveis fósseis à União Europeia (UE) desde o início da guerra - ou seja, em cerca de dois meses -, avança o Guardian. O país está a beneficiar do aumento dos preços, mesmo que os volumes sejam mais reduzidos.

11h21 - Porto discute atribuição gratuita do Andante a refugiados ucranianos

A Câmara do Porto discute a atribuição gratuita do cartão Andante, por seis meses, aos cidadãos ucranianos com menos de 13 anos e mais de 18, com autorização de residência temporária e domicílio fiscal no Porto.

No documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, propõe que a autarquia atribua o título para os transportes públicos - Andante - "a todos os cidadãos ucranianos menores de 13 anos e maiores de 18 anos, com autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária e domicílio fiscal no Porto".

11h10 - Reino Unido garante que os seus objetivos face à guerra não mudaram

O Governo britânico garantiu hoje que os seus objetivos na Ucrânia não mudaram, numa tentativa equilibrar os comentários de quarta-feira da ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, que referiu que "toda a Ucrânia" deve ser libertada, incluindo a Crimeia.

11h06 - Bundestag aprova envio de armas pesadas para a Ucrânia

O Bundestag, o parlamento alemão, aprovou esta quinta-feira por larga maioria o envio de armas pesadas para a Ucrânia, incluindo tanques. A votação surge depois da decisão inédita do governo alemão em enviar armas a um país terceiro, uma política de armamento que a Alemanha afastava desde a II Guerra Mundial.

10h56 - Amal Clooney pede justiça pelos crimes cometidos pela Rússia na Ucrânia

advogada de direitos humanos Amal Clooney exortou, na quarta-feira, os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a concentrar-se na justiça internacional para os crimes de guerra cometidos na Ucrânia.

10h46 - Conselheiro de Zelensky justifica ataques na Rússia

O conselheiro de Volodymyr Zelensky e diplomata Mykhailo Podolyak, afirmou esta quarta-feira no Twitter que a Ucrânia tem o direito a se defender dos ataques russos, justificando assim contraofensivas ucranianas em território da Rússia. Numa mensagem, citando o secretário de Estado norte-americano, Podolyak escreveu que "a Ucrânia tem o direito a se defender de qualquer forma, incluindo ataques a armazéns e bases dos assassinos".

10h34 - Suécia e Finlândia na NATO? "Espero que o processo avance rapidamente"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quinta-feira que “espera” que o processo de adesão da Suécia e Finlândia à aliança transatlântica “avance rapidamente”, se os dois países decidirem candidatar-se.

“Se decidirem candidatar-se, a Finlândia e a Suécia serão calorosamente recebidas e espero que o processo avance rapidamente”, disse o responsável, citado pela agência de notícias Reuters, aos jornalistas, em Bruxelas.

10h32 - "Foram das declarações mais duras que algum secretário-geral da ONU fez"

Isabel Moreira, deputada pelo PS na Assembleia da República, elogiou a postura detida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na mediação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, dizendo mesmo que, "desde o início, ele fez declarações como nunca outro secretário-geral da ONU fez relativamente a um dos seus membros permanentes", afirmou, na CNN Portugal.

10h24 - Região de Kherson, ocupada pelos russos, começa a usar o rublo no domingo

A região de Kherson vai começar o rublo, a moeda russa, a partir do dia 1 de maio, segundo avançou a agência de notícias russa RIA. Kirill Stremousov, do comité pró-russo que lidera a cidade, contou à agência que a transição da moeda ucraniana, o hryvnia, para o rublo, deverá demorar cerca de quatro meses.

A cidade de Kherson, alvo de uma contraofensiva pelos ucranianos esta quinta-feira, foi uma das primeiras cidades a ser ocupada pelos russos no início da guerra, e situa-se num ponto estratégico, entre a Crimeia e o Donbass.

9h56 - Situação em Zaporizhzhia é perigosa e "insustentável", alerta diretor da AIEA

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, alertou esta quinta-feira para a situação perigosa e "insustentável" na central nuclear de Zaporizhzia, a maior da Europa e que chegou a ser ocupada pelos russos.

Citado pela Sky News, Grossi contou que especialistas da AIEA não foram autorizados a entrar na central nuclear, que precisa urgentemente de reparos depois de bombardeamentos russos terem atingido Zaporizhzhia.

"A situação não é sustentável como está. Isto é um assunto pendente. É uma luz vermelha a piscar", descreveu o diretor-geral da agência da ONU.

9h48 - "Ou perdemos na Ucrânia ou a III Guerra Mundial começa"

Margarita Simonyan, editora da rede de televisão estatal russa RT e porta-voz do Kremlin, declarou, na passada quarta-feira à noite, num programa televisivo que "a ideia de Putin apertar o botão vermelho é mais provável do que a ideia de permitir que a Rússia perca a guerra".

9h37 - Manifestantes reúnem-se em Kyiv para demonstrar apoio a Mariupol

Desde o início da guerra, têm-se registado em várias partes do mundo protestos contra a invasão russa sobre a Ucrânia, em demonstrações públicas de apoio e solidariedade para com o povo invadido. Na quarta-feira, foi a vez de cidadãos ucranianos se reunirem na Praça da Independência, em Kyiv, para demonstrarem o seu apoio à cidade portuária de Mariupol - onde, neste momento, cerca de 1.000 civis e militares ucranianos estarão ainda retidos no complexo industrial de Azovstal, de acordo com a agência Ukrinform.

9h26 - Cecília Meireles. Putin é um líder que só reconhece "argumentos de força"

Cecília Meireles, deputada do CDS-PP nas últimas quatro legislaturas, disse, num espaço de comentário na CNN Portugal, que o presidente russo, Vladimir Putin, "é um tipo de líder e de político que se impressiona com argumentos de força". Ou seja, com  "argumentos bélicos" ou, por outro lado, "económicos".

9h08 - Guterres pede cooperação russa para investigações a crimes de guerra

De visita a uma vala comum em Bucha, onde dezenas de civis foram mortes a sangue frio pelas tropas russas, António Guterres pediu a colaboração das autoridades russas com o Tribunal Internacional de Justiça, argumentando que é do interesse de todos as investigações a crimes de guerra.

Aos jornalistas no local, Guterres acrescentou que "quando falamos de crimes de guerra, não podemos esquecer que o pior dos crimes é a própria guerra".

8h56 - O momento em que a Rússia e os EUA trocam prisioneiros

Um vídeo mostra o momento em que os Estados Unidos da América (EUA) e a Rússia trocaram, na quarta-feira, dois prisioneiros: o estudante norte-americano Trevor Reed e o piloto russo Konstantin Yaroshenko. A troca ocorreu após “um longo processo de negociações”, que durou vários meses.

8h42 - "Fomos espancados. Humilharam-nos. Tratavam-nos como animais"

Volodymyr Khropun, voluntário da Cruz Vermelha, é um dos ucranianos que foram capturados pelas forças russas e deportado para a Rússia. Embora tenham já passado três semanas desde o dia em que foi libertado, encontra-se ainda abalado devido ao que experienciou.

8h28 - Rússia reforça ofensiva em Izium

O exército russo tem nas últimas horas concentrado tropas e armamento na cidade de Izium e intensificado a ofensiva para controlar por completo a região ucraniana de Donbass, avançou hoje a liderança militar da Ucrânia.

8h25 - Guterres visita Borodyanka

O secretário-geral da ONU vai reunir com o presidente ucraniano esta manhã mas, antes, visitou a cidade de Borodyanka, nas imediações de Kyiv. A cidade, à semelhança de Bucha, foi um dos locais onde a retirada das tropas russas expôs corpos de civis nas ruas e valas comuns, em massacres condenados pela comunidade internacional.

Nas primeiras declarações no local, António Guterres afirmou que "a guerra é um absurdo no século XXI" e imaginou a própria família no massacre em Borodyanka. "Vejo as minhas netas a fugir em pânico, parte da família talvez morta", afirmou, acrescentando o seu coração "está naturalmente com as vítimas".

8h14 - "A guerra na Ucrânia só será resolvida no campo de batalha"

A guerra na Ucrânia só será resolvida no campo de batalha e não é possível prever o que pode acontecer, incluindo na própria Rússia, afirmou em entrevista à Lusa o diplomata finlandês René Nyberg.

8h03 - Finlândia atinge "ponto de não retorno" na adesão à NATO

A Finlândia ainda não tomou a decisão de entrar para a NATO, mas a questão começou a ser discutida no Parlamento e a sensação que se vive no país é que se atingiu "o ponto de não retorno".

8h01 - Reino Unido avisa que frota russa continua a poder atacar no mar Negro

A inteligência britânica alertou esta quinta-feira para a forte presença da marinha russa no mar Negro, depois do afundamento do cruzador Moskva pelas forças ucranianas.

Na sua habitual atualização diária no Twitter, o Ministério da Defesa do Reino Unido afirma que há 20 navios russos "na zona operacional do mar Negro, incluindo submarinos".

7h50 - Microsoft diz que Rússia lançou mais de 200 ataques cibernéticos

A tecnológica Microsoft anunciou na quarta-feira que grupos informáticos ligados à Rússia levaram a cabo mais de 200 ataques cibernéticos contra a Ucrânia e as suas infraestruturas desde o início da invasão, a 24 de fevereiro.

7h45 - Mais de metade dos canhões cedidos pelos EUA já foram entregues a Kyiv

Mais de metade dos canhões M114 Howitzer autorizados a enviar para a Ucrânia pelos Estados Unidos já chegaram ao destino, adiantou esta quarta-feira o Departamento de Defesa (Pentágono) norte-americano.

7h40 - Rússia diz que destruiu armamento entregue a Kyiv

A Rússia disse na quarta-feira ter destruído "uma grande quantidade de armamento" fornecido por países ocidentais à Ucrânia, uma afirmação desmentida pelas autoridades ucranianas.

7h35 - Kherson atingida por bombardeamentos ucranianos

Forças da Ucrânia dispararam na quarta-feira mísseis e foguetes contra a cidade de Kherson, no sul do país, atualmente controlada por tropas da Rússia.

7h32 - Para recordar:

7h30 - Bom dia. Arrancamos com a nossa cobertura AO MINUTO desta quinta-feira sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar a cobertura de quarta-feira aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Kremlin "planeia referendos"; EUA vão reabrir embaixada?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório