Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Liz Truss fala em "expulsar a Rússia de toda a Ucrânia"

A ministra dos Negócios Estrangeiros pediu um reforço no apoio a Kyiv e deixou críticas à China. "Não vão continuar a crescer se não seguirem as regras", garantiu.

Liz Truss fala em "expulsar a Rússia de toda a Ucrânia"
Notícias ao Minuto

23:11 - 27/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido pediu aos aliados da Ucrânia que "dupliquem" o seu apoio a Kyiv e que providenciem toda a artilharia necessária para "expulsar a Rússia de toda a Ucrânia"

O discurso feito por Liz Truss vai ao encontro do que foi ontem noticiado pela Reuters, tendo a governante acrescentando que o que vêm a acontecer no leste europeu há mais de dois meses tem de ser "um catalisador para uma mudança mais abrangente".

"A Rússia pode bloquear qualquer ação efetiva no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Putin vem o poder de veto do país como uma 'luz verde' para as barbaridade", disse.

A responsável pelo ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido criticou ainda a China, que se tem recusado a condenar a invasão das tropas russas na Ucrânia, ao mesmo tempo que aumenta as exportações da Rússia.

"A China não é impermeável. Não vão continuar a crescer se não seguirem as regras", disse, explicando que o país  "precisa do comércio com o G7". "Representamos cerca de metade da economia global - e nós temos escolhas", lembrou.

Segundo a BBC, a governante sublinhou ainda a necessidade de os países ocidentais prevenirem eventuais futuras agressões por parte da Rússia, apelado a um maior investimento na Defesa de cada país, assim como ao uso da sua influência para excluir o país dos mercados.

Leia Também: "Ninguém quer ver uma III Guerra Mundial irromper", diz China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório