Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"Encher a Ucrânia de armas ameaça a segurança da Europa", diz Kremlin

O porta-voz do Kremlin acusou os países aliados da Ucrânia de travarem uma guerra por procuração contra a Rússia.

"Encher a Ucrânia de armas ameaça a segurança da Europa", diz Kremlin
Notícias ao Minuto

13:02 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Dmitry Peskov

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou esta quinta-feira que “encher” a Ucrânia de armas é uma “ameaça à segurança do continente europeu” e acusou os países aliados ocidentais de travarem uma guerra por procuração contra a Rússia.

“Em si mesma, a tendência de encher a Ucrânia e outros países de armas, incluindo pesadas, são ações que ameaçam a segurança do continente e provocam instabilidade”, afirmou, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters.

As declarações de Peskov surgem como reação a um pedido de ontem da ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss: os países que estão contra a invasão russa da Ucrânia devem aumentar a produção de equipamento militar

Também ontem, o Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou que responderá com um ataque "relâmpago" a qualquer ingerência estrangeira na Ucrânia. “Se alguém, insisto, se estiver a preparar para interferir nos acontecimentos em marcha e criar ameaças estratégicas inadmissíveis para a Rússia, deve saber que os nossos ataques de resposta serão relâmpago, rápidos", assegurou Putin durante uma intervenção perante o Conselho de Deputados, em São Petersburgo.

Ao 64.º dia da invasão russa da Ucrânia, quase três mil civis morreram, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: Kherson 'adota' rublo; Rússia duplica receitas de combustíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório