Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

O momento em que a Rússia e os EUA trocam prisioneiros

Washington e Moscovo trocaram o estudante norte-americano Trevor Reed e o piloto russo Konstantin Yaroshenko após "um longo processo de negociações".

Notícias ao Minuto

08:28 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um vídeo mostra o momento em que os Estados Unidos da América (EUA) e a Rússia trocaram, na quarta-feira, dois prisioneiros: o estudante norte-americano Trevor Reed e o piloto russo Konstantin Yaroshenko. A troca ocorreu após “um longo processo de negociações”, que durou vários meses.

Sublinhe-se que o estudante norte-americano - também ex-fuzileiro - foi condenado a nove anos de prisão na Rússia, em 2020, por agredir polícias e resistir à detenção. Já o piloto russo foi detido em maio de 2010 por agentes da brigada anti-droga, em Monróvia, capital da Libéria, e transferido para Nova Iorque no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de narcotráfico, onde seria condenado a 20 anos de prisão. 

O presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que “as negociações que trouxeram Trevor para casa exigiram decisões difíceis” que não foram tomadas “levianamente”. “O seu regresso seguro é uma prova da prioridade que o meu governo dá a trazer para casa americanos feitos prisioneiros e detidos injustamente no estrangeiro”, acrescentou.

Leia Também: Reino Unido avisa que frota russa continua a poder atacar no mar Negro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório