Rússia e Ucrânia trocam 84 prisioneiros na véspera da cimeira Trump/Putin

A Rússia e a Ucrânia trocaram hoje 84 prisioneiros de guerra, anunciou o Ministério da Defesa russo, na véspera de uma cimeira muito aguardada entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo norte-americano, Donald Trump.

ucrânia

© Diego Herrera Carcedo/Anadolu via Getty Images

Lusa
14/08/2025 13:37 ‧ há 1 hora por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Oitenta e quatro militares russos regressaram do território controlado pelo regime de Kyiv. Em contrapartida, 84 prisioneiros de guerra das forças armadas ucranianas foram entregues", indicou o ministério russo, sem adiantar pormenores sobre a forma como o processo foi concretizado.

 

A troca de prisioneiros e de corpos de soldados mortos é uma das últimas áreas em que Moscovo e Kyiv continuam a cooperar, três anos e meio após o início da ofensiva russa contra a Ucrânia.

Este ano, os dois lados já trocaram milhares de prisioneiros, ao abrigo de acordos alcançados em três rondas de negociações diretas realizadas em Istambul, entre maio e julho.

Estes intercâmbios constituem o único resultado concreto dessas reuniões. 

No último encontro neste formato, em julho, as duas delegações limitaram-se a constatar o "afastamento" das respetivas posições para pôr fim ao conflito.

A troca de hoje ocorre na véspera de uma reunião entre Putin e Trump, no Alasca, centrada sobretudo nas possibilidades de paz na Ucrânia, mas à partida sem a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: Starmer e Zelensky concordam na determinação de alcançar a paz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas