Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Lugansk sob ataque; Russos cremam vítimas para esconder crimes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Lugansk sob ataque; Russos cremam vítimas para esconder crimes

Vive-se esta quarta-feira o 42.º dia da invasão russa à Ucrânia. Os ataques em Bucha continuam no centro das atenções e os últimos dados, cedidos pelo autarca da cidade, apontam para a morte de mais de 300 civis. A Rússia continua a negar a autoria do massacre, alegando que a Ucrânia encenou o ataque após a retirada das tropas russas. 

Contudo, imagens mostram corpos nas ruas há várias semanas. A China, que se tem recusado a condenar a Rússia, disse que as imagens do massacre são "profundamente perturbadoras", no entanto, referiu que "qualquer acusação deve ser baseada em factos". 

Além disso, a NATO e a Ucrânia alertaram que a Rússia se prepara para uma nova ofensiva no leste do país e a situação humanitária na cidade de Mariupol, cercada pelas tropas russas, continua a piorar. 

Sublinhe-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro. Os dados mais recentes da ONU, que alerta para a probabilidade e o número real de vítimas civis ser muito maior, indicam que a guerra já matou pelo menos 1.480 civis, incluindo 165 crianças. Além disso, a invasão provocou mais de 11 milhões de deslocados.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

16h00 - Damos por terminado este registo. Pode continuar a acompanhar a nossa cobertura AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia aqui

15h56 - Guerra já matou pelo menos 1.563 civis e fez 2.213 feridos

A invasão russa da Ucrânia já provocou pelo menos 1.563 mortos e 2.213 feridos entre a população civil, a maioria dos quais devido a armas explosivas com vasta área de impacto, indicou hoje a ONU.

15h48 - Estados Unidos vão sancionar filhas de Putin

Os Estados Unidos vão sancionar as filhas de Vladimir Putin e o Sberbank, o maior banco da Rússia, de acordo com um novo pacote de sanções anunciado esta quarta-feira. 

Segundo a Reuters, também a esposa e a filha do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Seregio Lavrov, e membros do conselho de segurança da Rússia irão ser afetados pelas sanções. 

15h39 - Berlim diz que imagens de satélite de Bucha contradizem versão russa

A posição russa segundo a qual os cadáveres encontrados na cidade ucraniana de Bucha seriam uma encenação "não é sustentável", tendo em conta as imagens de satélite recolhidas, estimou hoje o Governo alemão.

14h59 - Orban falou com Putin e diz que está disposto a pagar gás russo em rublos

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, disse, esta quarta-feira, que conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, e pediu um cessar-fogo na Ucrânia.

Em conferência de imprensa, Orban disse que convidou Putin para negociações de paz na Hungria, juntamente com os presidentes da Ucrânia e França, bem como o chanceler alemão, e que a sua resposta foi “positiva”, mas que tem “condições”. O primeiro-ministro húngaro não revelou, contudo, mais detalhes.

Orban afirmou também que não irá ceder à pressão para aplicar sanções às importações de petróleo e gás da Rússia e  disse estar disposto a pagar em rublos pelo gás russo.

14h52 - Governo divulga guiões para integração de refugiados nas escolas

O ministro da Educação disse hoje, em Leiria, que foram divulgados às escolas "novos guiões de trabalho" para a integração das crianças refugiadas, entre as quais 2.115 já em estabelecimentos de ensino portugueses.

14h47 - ONU vota amanhã a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos

A Assembleia-Geral da ONU vai votar na quinta-feira uma proposta apresentada por países ocidentais para que a Rússia seja suspensa do Conselho de Direitos Humanos , anunciou hoje a presidência do órgão deliberativo.

14h46 - Secretário-geral da NATO diz que guerra pode durar "anos" e terá implicações "a longo prazo" para a segurança

Questionado sobre se NATO precisa de mudar a sua abordagem e estratégia uma vez que é esperado que a guerra seja longa, Jens Stoltenberg defendeu que o conflito deve terminar “agora” procurando encontrar-se uma “solução política”. Contudo, o secretário-geral da NATO entende que é preciso ser “realista” e que, independentemente da duração da guerra, haverá “implicações” a longo prazo para a segurança. 

“Em primeiro lugar, esta guerra deve terminar agora, e o presidente Putin deve encerrá-la retirando as suas tropas e forças, e parar de atacar países soberanos independentes como a Ucrânia e sentar-se de boa fé para encontrar uma solução política”, disse. 

“Mas, ao mesmo tempo, temos que ser realistas e perceber que isto pode durar muito tempo, muitos meses ou até anos. Também acredito que, independentemente de quando a guerra termine, isto tem implicações a longo prazo para a nossa segurança. Porque vimos a brutalidade. Vimos a disposição do presidente Putin de usar a força militar para atingir os seus objetivos. A invasão da Ucrânia foi um alerta”, acrescentou.

14h38 - NATO vai discutir formas de lidar com "um mundo mais perigoso"

“Novo Conceito Estratégico” é um dos temas deste encontro de governantes da NATO que, segundo Stoltenberg, tem por base a “nova realidade de segurança que enfrentamos”. 

“Como lidar com um mundo mais perigoso e como garantir que continuamos a proteger e a defender todos os aliados.  No conceito estratégico, precisamos de abordar as consequências de segurança das ações agressivas da Rússia, a mudança no equilíbrio global do poder, as consequências de segurança de uma China muito mais forte e os desafios que a Rússia e a China estão a impor juntas a uma ordem internacional que se baseia em valores democráticos. Definiremos a estratégia de como lidar com o cibernético, o híbrido e o terrorismo, e também as consequências de segurança das mudanças climáticas”, disse. 

14h27 - Apoio dado pela NATO à Ucrânia tem feito diferença no terreno

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse, esta quarta-feira, que o apoio que a Aliança tem dado à Ucrânia tem feito diferença no terreno. 

"Desde a invasão, os Aliados aumentaram seu apoio. Eu também esperava que os ministros, quando se reunirem hoje e amanhã, discutissem como podemos apoiar ainda mais a Ucrânia", disse o responsável, antes de começar a reunião que vai juntar os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO.

Jens Stoltenberg disse ainda que os aliados continuam a fornecer sistemas de defesa e que a totalidade de armamento fornecida ao país é "significativa".

14h17 - Mariupol é "a nova Auschwitz", diz autarca

O autarca de Mariupol disse que a cidade, cercada pelas tropas russas, se tornou “a nova Auschwitz”. 

“Os racistas transformaram a nossa cidade num campo de extermínio. Infelizmente, a estranha analogia está a ganhar cada vez mais confirmação. Esta não é mais a Chechénia ou Alepo. Esta é a nova Auschwitz e Madjanek”, escreveu Vadym Boychenko, numa publicação partilhada no Telegram, citada pela Sky News.

O presidente da câmara destacou que, apesar de as estimativas de há uma semana sugerirem que 5.000 pessoas já tinham sido mortas na cidade, é possível que existam “dezenas de milhares de vítimas”, tendo em conta o tamanho da cidade e o nível de destruição.

14h08 - UE aprova 3,5 mil milhões de ajuda a Estados que acolham refugiados

A União Europeia (UE) aprovou o desembolso imediato de 3,5 mil milhões de euros destinados aos Estados-membros do bloco comunitário que acolhem refugiados da Ucrânia, foi hoje anunciado.

12h59 - Edifícios em chamas na região de Lugansk após ataque

Um ataque em Sievierodonetsk, na região de Lugansk, no leste da Ucrânia, deixou dez arranha-céus em chamas, avança a Sky News. Os ataques estão a intensificar-se na região.

Não há qualquer informação sobre possíveis vítimas.

Sublinhe-se que as autoridades ucranianas já tinham alertado para uma ofensiva de grande escala no leste do país, nomeadamente na área do Donbass, onde se localiza Lugansk. Na manhã desta quarta-feira, o governador de Lugansk, Serhiy Gaidai, já tinha aconselhado os civis a abandonar a região.

12h55 - Autarca de Mariupol diz que russos usam crematórios para encobrir crimes

O presidente da Câmara de Mariupol disse hoje que as tropas russas "estão a tentar encobrir os seus rastos" e começaram a utilizar crematórios móveis para fazerem desaparecer os "vestígios dos seus crimes" na cidade.

12h44 - Aprovado convite a Zelensky

Foi aprovado, por unanimidade, em conferência de líderes, o requerimento do PAN para que o presidente da Ucrânia seja convidado para falar ao Parlamento português. Falta agora a 'luz verde' de Marcelo para que o convite seja oficializado. 

12h32 - Civis deslocam-se a zoo de Kharkiv para salvar milhares de animais

Milhares de animais estão a ser salvos e transportados por civis para outras cidades depois de o dono do jardim zoológico Faldman Ecopark, em Kharkiv, anunciar que iria "colocar a dormir" os 6.810 animais que se encontram no local.

12h27 - Mais de 500 civis conseguiram deixar Mariupol

Mais de 500 civis da cidade de Mariupol, cercada pelos russos, conseguiram chegar a  Zaporizhzhia, num comboio de autocarros e carros particulares liderado pela Cruz Vermelha. 

Segundo a Sky News, a equipa do Comité Internacional da Cruz Vermelha demorou cinco dias e quatro noites para tentar chegar a Mariupol e conseguiram ficar a 20 quilómetros da cidade. Contudo, a situação era demasiado perigosa para avançar. 

12h15 - Noruega expulsa diplomatas russos

A Noruega anunciou a expulsão de três diplomatas russos do país, avança o The Guardian.

12h12 - Massacre de Bucha não está "muito longe de genocídio", diz Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou, esta quarta-feira, que o massacre levado a cabo em Bucha não está “muito longe de genocídio”.

“Temo que quando se olha para o que está a acontecer em Bucha, as revelações que estamos a ver do que Putin fez na Ucrânia, não parece muito longe de genocídio para mim”, disse Boris Johnson, citado pela Sky News, durante uma visita a um hospital em Welwyn Garden City.

"Não é de admirar que as pessoas estejam a responder da maneira que estão. Não tenho dúvidas de que a comunidade internacional, a Grã-Bretanha muito na linha de frente, estará a mover-se novamente para impor mais sanções e mais penalidades ao regime de Vladimir Putin”, acrescentou.

12h04 - Grécia expulsa 12 diplomatas da embaixada da Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia anunciou esta quarta-feira que 12 funcionários da Embaixada da Rússia serão expulsos do país após serem considerados “persona non grata”.

“As autoridades gregas declararam 12 membros das missões diplomáticas e consulares da Federação Russa acreditados na Grécia como persona non grata”, afirmou o ministério tutelado por Nikos Dendias, citado pela imprensa internacional.

11h58 - Dar asilo a soldados russos? "Ideia preciosa que deveria ser exercida"

O presidente do Conselho Europeu disse, esta quarta-feira, que a União Europeia devia começar a pensar em formas de receber os soldados russos que não querem fazer parte da guerra na Ucrânia. Requerer asilo a estes militares é "uma ideia preciosa que deveria ser exercida", considerou.

"Se não querem fazer parte na morte dos vossos irmãos e irmãs ucranianos, se não querem ser criminosos, larguem as armas, parem de lutar, deixem o campo de batalha", apelou, citado pela Associated Press, dirigindo-se aos soldados russos, durante uma intervenção no Parlamento Europeu.

11h56 - UE dá 3 milhões de comprimidos de iodo a Kyiv e cria reserva médica

A União Europeia (UE) enviou quase três milhões de comprimidos de iodo, que protegem dos efeitos da radiação, para a Ucrânia e está a constituir reservas estratégicas de capacidades de resposta a riscos de saúde.

11h53 - Kremlin diz que negociações de paz não estão a progredir tão rápido quando gostaria

O Kremlin disse, esta quarta-feira, que as negociações de paz estão a ser “mais demoradas” do que Moscovo gostaria.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dry Peskov, disse que os trabalhos para estabelecer uma nova ronda de conversações está em andamento, mas ressalvou que há ainda uma longo caminho para alcançar qualquer progresso. 

Além disso, Peskov sublinhou ainda que a Rússia tem todos os recursos para pagar as suas dívidas, mas que há a possibilidade de um incumprimento “artificial”.

“A Rússia tem todos os recursos necessários para pagar as suas dívidas. Um montante significativo das nossas reservas está bloqueado em países estrangeiros, portanto, se este bloqueio continuar e as transferências também forem bloqueadas, podem ser pagas em rublos. Se isto não for possível, bem, teoricamente, pode ser criada uma situação de incumprimento. Mas esta é uma situação puramente artificial”, afirmou.

11h37 - Hungria protesta contra insultos de Kyiv por posição face à invasão

O Governo húngaro convocou hoje o embaixador ucraniano para protestar contra "os insultos" de Kyiv sobre a posição de Budapeste relativamente à invasão russa da Ucrânia. "Está na altura de a liderança ucraniana parar de insultar a Hungria e reconhecer a escolha do povo húngaro", exigiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Peter Szijjarto.

11h35 -  "Precisamos de ganhar esta guerra. Não temos outra pátria"

Inga Kordynovska é advogada e, quatro dias após o início da guerra na Ucrânia, cofundou o ‘Odesa Humanitarian Volunteer Center’, que conta já com 300 voluntários. Ao Notícias ao Minuto assegura: "O centro continua a funcionar, não importa o que aconteça".

11h34 - Mães ucranianas aguardam pela paz na fronteira da Moldova para regressar

Em Cosnita, Moldova, a poucos quilómetros da Transnístria, um território autónomo prórrusso com tropas de Moscovo, uma dezena de mães aguarda apenas pela paz para regressar à Ucrânia e rejeitam a possibilidade de viver em permanência fora do seu país.

11h29 - Pelo menos dois mortos após ataque a ponto de distribuição de ajuda humanitária

Pelo menos dois civis morreram e cinco ficaram feridos num ataque russo a um ponto de distribuição de ajuda humanitária na cidade de Vuhledar, em Donetsk, informou o chefe da Administração Militar Regional da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko.

Segundo a Sky News, Kyrylenko partilhou fotografias do alegado ataque, que mostram duas mulheres no chão e outra com um ferimento grave na perna. 

10h51 - Rússia ameaça retaliar contra novas sanções da União Europeia

A Rússia ameaça tomar medidas de represália caso a União Europeia (UE) venha a adotar hoje o quinto pacote de sanções contra o país, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Alexandr Grushko.

10h56 - Ataque ucraniano em Kursk? Ucrânia diz que não sabe de nada

Rússia anunciou, esta quarta-feira, que as tropas ucranianas terão atacado ontem na zona fronteiriça da Rússia, na região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia. Segundo a Reuters, as autoridades ucranianas não têm "nenhuma informação" sobre o alegado ataque.

10h51 - MNE da Ucrânia aprecia novas sanções anunciadas, mas pede que UE vá mais longe

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, comentou as mais recentes sanções anunciadas pela União Europeia (UE) contra a Rússia. Apesar de dizer que aprecia o novo pacote de medidas, Kuleba pede que a UE vá mais longe e diz que é preciso mais para deter Putin. “Tempos difíceis exigem decisões difíceis”, escreveu no Twitter.

10h45 - Zelensky diz que Rússia está a usar "fome" como arma e critica "indecisão" do Ocidente

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de estar a criar, deliberadamente, uma crise alimentar e a usar a fome como “arma”. 

"A Ucrânia é um dos principais países fornecedores de alimentos do mundo com exportações", disse o chefe de Estado ucraniano, num discurso no parlamento irlandês. 

"Não se trata apenas do défice e da ameaça de fome. Haverá escassez de alimentos e os preços subirão, e essa é a realidade de milhões de pessoas que passam fome, e será mais difícil para eles alimentar as suas famílias”, lamentou.

Zelensky criticou depois o Ocidente por não tomar medidas mais duras contra a Rússia e apelou aos líderes políticos irlandeses que convençam outros países da União Europeia a adotar sanções mais robustas. 

"Não posso tolerar nenhuma indecisão", lamentou, pedindo sanções "mais duras".

10h38 - Site da Gazprom Neft em baixo

O site oficial da Gazprom Neft, subsidiária de petróleo da gigante russa Gazprom, encontra-se indisponível. A imprensa internacional fala de um possível ataque informático. 

10h25 - Imagens mostram trincheiras em zona de exclusão de Chernobyl

Filmagens captadas por um drone e divulgadas nas redes sociais parecem mostrar trincheiras, que terão sido cavadas por soldados russos, na zona de exclusão de Chernobyl, na Ucrânia.

Sublinhe-se que quem visita a área é aconselhado a não tocar no solo devido ao perigo dos resíduos radioativos.  A semana passada, a imprensa internacional já tinha noticiado que os ucranianos alegavam que os soldados russos estavam a cavar trincheiras e a conduzir tanques no terreno sem qualquer proteção.

É de realçar que as forças russas chegaram a controlar Chernobyl no início da invasão, mas nos últimos dias acabaram por abandonar a área, que foi recuperada pela Ucrânia.

Na sexta-feira, o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) das Nações Unidas (ONU), Rafael Mariano Grossi, disse que os oficiais de Moscovo com quem falou não o informaram do porquê de terem abandonado Chernobyl, não confirmando os relatos da empresa estatal de energia ucraniana, Energoatom, que disse que os soldados russos estariam contaminados por terem escavado trincheiras. 

10h07 - Celebridades russas proibidas de fazerem compras na Chanel

A Chanel proibiu a venda dos seus produtos a clientes russos, ou a pessoas que tenham intenções de utilizar os produtos no país. A marca alega que está apenas a colaborar com as sanções impostas pela União Europeia, impedindo as pessoas de adquirirem bens de luxo da marca. 

10h05 - "Quero ter o que comer amanhã". Ucraniana conta como filho esconde comida

A cidade de Mariupol foi uma das mais devastadas pela invasão russa. Muitos conseguiram fugir, mas milhares permanecem na cidade destruída pelas tropas russas. Nadia Denysenko e os filhos conseguiram fugir da cidade três semanas após o início da guerra. Durante o tempo que ficaram em Mariupol, ouviram sucessivas explosões, casas a serem destruídas e passaram pela agonia de ver a comida e a  água a escassear.

09h52 - Papa segura bandeira que lhe foi enviada de Bucha e condena guerra

O Papa Francisco condenou as “novas atrocidades” cometidas pela Rússia, “como o massacre de Bucha”, enquanto segurava uma bandeira da Ucrânia que lhe foi enviada diretamente da cidade localizada perto de Kyiv. 

Além de reforçar as críticas que tem apontado à guerra e a Vladimir Putin, sem nunca se referir diretamente ao nome do presidente russo, Francisco beijou a bandeira e pediu o fim do conflito. 

“Em vez de nos trazerem alívio e esperança, as notícias mais recentes da guerra na Ucrânia trouxeram-nos novas atrocidades, como o massacre de Bucha”, disse o sumo pontífice, durante a sua audiência semanal na Cidade do Vaticano.

09h36 - 'Butcher' e Bucha. Como a Rússia fala sobre as acusações de um "massacre"

O opositor russo Navalny revelou a forma como o Kremlin está a abordar as acusações de um "massacre" em Bucha nas televisões estatais. A justificação dos russos compara até as palavras 'butcher' [carniceiro em português] e 'Bucha'.

09h33 - "Russos chegaram e mataram homens abaixo dos 50 anos". Mykolav tem 53

Um homem que viveu durante cerca de um mês na cave do prédio onde morava, em Bucha, descreveu como foi traumatizante viver na cidade sob ataque das tropas russas, que anunciaram a retirada do local a semana passada. Mykolav, de 53 anos, contou a um correspondente da ABC News que a razão pela qual está vivo é a sua idade. Segundo detalhou ao jornalista, as tropas russas estariam a matar todos os homens com menos de 50 anos.

09h31 - Países Baixos apreendem 14 iates de oligarcas russos
 
As autoridades alfandegárias holandesas apreenderam 14 iates de oligarcas russos que estão em estaleiros, 12 em construção e dois em manutenção, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, Wopke Hoekstra.

09h27 - Reino Unido doa ambulâncias à Ucrânia

O Reino Unido anunciou, esta quarta-feira, que vai doar cerca de 20 ambulâncias à Ucrânia, que vão substituir as que foram destruídas pelos ataques russos. 

As primeiras ambulâncias, com destino à região de Lviv, deverão chegar esta semana. 

09h10 - Novas sanções da UE contra a Rússia “não serão as últimas”, promete von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu, esta quarta-feira, que as novas sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia “não serão as últimas”. 

"Estas sanções não vão ser as últimas", prometeu a responsável, durante a apresentação do mais recente pacote de sanções no Parlamento Europeu. 

"Agora temos de olhar para as receitas que a Rússia obtém do petróleo e dos combustíveis fósseis", acrescentou.

Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, confirmou que as sanções deverão abranger, "mais cedo ou mais tarde", importações de petróleo e gás russo.

09h05 - Deverão ser encontrados "muitos" mais corpos em Bucha

Deverão ser encontrados “muitos” mais corpos em Bucha, segundo o chefe de polícia da região, citado pela Sky News.

Andriy Nebitov diz que o número de mortos continua a crescer, uma vez que corpos continuam a ser encontrados à medida que as autoridades avançam no terreno.  “Estamos a trabalhar todos os dias. Devo dizer que há muita gente. Principalmente na área arborizada. Nas ruas. E ainda não vimos casas e apartamentos”, indicou. 

08h58 - Ucrânia diz que já morreram mais de 18 mil soldados russos

Um novo balanço divulgado pela Ucrânia indica que já morreram 18.600 soldados russos desde o início da invasão russa ao país.

08h56 -Acordados 11 corredores humanitários para esta quarta-feira

A vice-primeira-ministra da Ucrânia,  Iryna Vereshchuk, anunciou que foram acordados onze corredores humanitários para esta quarta-feira, avança a Reuters. 

08h51 - Cabedal preto e escombros: Assim se fez (mais) um casamento na Ucrânia

Conheceram-se após o início da guerra e hoje já são marido e mulher. Com as ruínas de Kharkiv como paisagem de fundo, e após 40 dias de guerra, Anton Sokolov e Anastasia Grachova decidiram dar o nó e ser mais uma prova de que o amor vence sempre.

08h43 - Autoridades aconselham moradores de Lugansk a deixar cidade

As autoridades ucranianas aconselharam, esta quarta-feira, os moradores de Lugansk, no leste da Ucrânia, a deixarem a cidade “enquanto é seguro”.

Recorde-se que a Ucrânia já tinha alertado que as tropas russas se estavam a reorganizar para uma nova ofensiva no leste do país, nomeadamente na área do Donbass, onde se localiza Lugansk. Segundo as autoridades, os civis devem ser retirados da região através de cinco corredores humanitários. 

“Vamos retirar todos [os moradores] se os russos nos permitirem chegar aos locais de reunião [para evacuação]”, escreveu o governador da região de Lugansk, Serhiy Gaidai, no Telegram, citado pela imprensa internacional.

“Apelo a todos os residentes da região de Lugansk – saiam enquanto é seguro... Enquanto houver autocarros e comboios - aproveitem esta oportunidade”, acrescentou. 

08h28 - Embaixador russo na ONU comete gafe e compromete narrativa da Rússia

O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vassily Nebenzia, cometeu uma gafe comprometedora numa conferência de imprensa que o próprio convocou sobre as acusações de crimes cometidos contra civis na cidade ucraniana de Bucha. 

Num vídeo, é possível ouvir-se o responsável a afirmar que “os cadáveres em Bucha não existiam antes das tropas russas chegarem”. Depois corrige: “saírem, desculpem, antes de elas saírem”.

08h25 - NYT denuncia mais um ataque em Bucha: Kremlin disparou sobre ciclista

O New York Times publicou, na terça-feira, mais um vídeo no qual é possível ver que as tropas russas atacaram civis enquanto ocupavam Bucha. As imagens, datadas do início de março, mostram um veículo militar russo a disparar na direção de um ciclista mais do que uma vez.

08h23 - Ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO irão reunir-se em Bruxelas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO irão reunir-se, hoje e amanhã, em Bruxelas, para dois dias de conversações sobre o conflito na Ucrânia. Os governantes vão discutir a melhor forma de apoiar o país nesta altura do conflito.  Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, continua a referir que a Aliança não irá enviar tropas ou meios aéreos para lutar na Ucrânia.

08h18 - Relatório britânico menciona bombardeamentos russos contra Mariupol
 
A cidade ucraniana de Mariupol continua a ser alvo de ataques aéreos das forças russas registando-se igualmente fortes combates no terreno agravando a situação humanitária dos habitantes, refere o último relatório dos serviços secretos do Reino Unido.

08h00 - Carro colide contra Embaixada da Rússia na Roménia. Condutor morreu

Um carro colidiu esta quarta-feira contra um portão do edifício da Embaixada da Rússia em Bucareste, na Roménia. Segundo a imprensa local, que cita fontes policiais, o condutor morreu.

07h46 - Ucrânia diz que já morreram 167 crianças

Esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da Ucrânia revelou que 167 crianças já morreram na sequência invasão russa ao país - 81  em Donetsk e 78 em Kyiv.

07h35 - EUA impõem sanções à Rússia contra financiamento ilícito e cibercrime
 
Os Estados Unidos sancionaram hoje a Hydra Market, "a maior plataforma global de vendas" na 'darknet' a operar em língua russa, e a casa de câmbio virtual Garantex, numa ação de combate ao financiamento ilícito e cibercrime.

07h28 - Bombardeamento russo atinge fábrica em Dnipropetrovsk
 
Forças russas atacaram hoje um depósito de combustível e uma fábrica na região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, causando um número ainda incerto de vítimas, disse o governador da região, Valentyn Reznichenko.

07h27 - EUA e aliados vão proibir novos investimentos na Rússia
 
Os Estados Unidos e aliados ocidentais vão hoje impor sanções adicionais ao Kremlin, incluindo a proibição de qualquer novo investimento na Rússia, após alegações de crimes de guerra na Ucrânia, avançou a Casa Branca.
  

07h26 - Nova Zelândia impõe tarifas a importações da Rússia
 
A Nova Zelândia anunciou hoje tarifas de 35% sobre todas as importações da Rússia e alargou a proibição de exportação de produtos industriais ligados a indústrias estratégicas russas.

07h25 - Imagens do massacre de Bucha "são perturbadoras", diz China
 
O representante da China na ONU, Zhang Jun, disse numa reunião do Conselho de Segurança que as imagens do massacre de Bucha são "profundamente perturbadoras", mas acrescentou que "qualquer acusação deve ser baseada em fatos".

07h24 - EUA anunciam mais 100 milhões de dólares em ajuda militar a Kyiv
 
Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira que irão enviar ajuda militar adicional à Ucrânia, no valor de 100 milhões de dólares, para combater a invasão russa.

07h23 - Para recordar:

  • Registaram-se, na noite de terça-feira, explosões na cidade de Radekhiv, a 70 quilómetros de Lviv, no oeste da Ucrânia. As autoridades pediram à população para permanecer nos abrigos;
  • Continuam as reações aos ataques cometidos contra civis em Bucha, tendo a França disponibilizado recursos humanos e financeiros para apoiar as investigações aos massacres. O Presidente da Ucrânia falou no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e pediu mais apoio aos países-membros. Já a Rússia continua a negar a autoria dos ataques, que diz serem encenados.
  • A União Europeia (UE) disse estar a apoiar a Ucrânia, maioritariamente, com o fornecimento de armas leves, que têm provado ser "muito eficazes";
  • Esta quarta-feira, os Estados Unidos da América preparam-se para anunciar novas sanções contra a Rússia;
  • A NATO avisou que a Rússia se está a preparar “para assumir o controlo da totalidade do Donbass”, leste da Ucrânia. Também no seu discurso da noite, Volodymyr Zelensky disse que as forças russas estão a tentar avançar no leste do país.

07h20 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento da situação na Ucrânia. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório