Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 20º MÁX 37º

EUA impõem sanções à Rússia contra financiamento ilícito e cibercrime

Os Estados Unidos sancionaram hoje a Hydra Market, "a maior plataforma global de vendas" na 'darknet' a operar em língua russa, e a casa de câmbio virtual Garantex, numa ação de combate ao financiamento ilícito e cibercrime.

EUA impõem sanções à Rússia contra financiamento ilícito e cibercrime
Notícias ao Minuto

07:44 - 06/04/22 por Lusa

Mundo Blinken

Em comunicado, o Departamento de Estado assegurou que os EUA estão "comprometidos a tomar medidas contra aqueles que se envolvem em lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo e permitem que os seus sistemas sejam utilizados distorcidamente para fins ilícitos".

"O desrespeito arbitrário pelos regulamentos e leis, por pessoas que administram trocas de moeda virtual será investigado e, se apropriado, os responsáveis serão responsabilizados pelas suas ações", pode ler-se na nota de imprensa do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

As ações do Departamento de Tesouro norte-americano surgem após a justiça alemã ter divulgado hoje que desmantelou a Hydra Market, "a maior plataforma global de vendas" na sub-rede 'darknet' a operar em língua russa desde 2015, tendo ainda sido apreendidas bitcoins no valor de 23 milhões de euros.

A 'darknet' permite aceder a informação ou adquirir bens ou transacionar divisas de forma anónima, usando dados encriptados. Consiste em partes da internet que não são encontradas pelos motores de pesquisa populares ou pelos navegadores conhecidos. Caracteriza-se também pela sua invisibilidade e pela vocação ilegal ou criminal dos 'sites' que dela fazem parte, bem como dos utilizadores que lhe acedem.

Segundo o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos, a Hydra Market fornece um mercado para serviços ilícitos, incluindo 'ransomware' (ataque informáticos com pedido de resgate) e serviços e 'software' de 'hackers', informações pessoais roubadas, moeda falsa, moeda virtual roubada e drogas ilícitas.

Já a Garantex é apontada pelo Tesouro norte-americano como uma casa de câmbio virtual que processou milhões de dólares em transações associadas a atores ilícitos, incluindo quase 6 milhões de dólares (cerca de 5,5 milhões de euros) do gangue russo de 'ransomware' Conti e mais de 2 milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros) da Hydra.

Os Estados Unidos salientaram que as sanções anunciadas hoje, coordenadas com os aliados e parceiros, permitem "interromper a infraestrutura e os agentes de 'ransomware'".

Antony Blinken instou ainda a "comunidade internacional a implementar efetivamente" os padrões internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento de terrorismo contra agentes virtuais e particularmente contra provedores de serviços virtuais.

Leia Também: Governo promete reforço tecnológico da PJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório