Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Imagens de satélite confirmam massacre em Bucha e refutam tese russa

A Rússia tem acusado o Ocidente de encenar as imagens de corpos e valas comuns na cidade ucraniana.

Imagens de satélite confirmam massacre em Bucha e refutam tese russa

Uma série de imagens de satélites confirmadas e analisadas pelo jornal norte-americano New York Times comprovam as imagens de dezenas de corpos nas ruas de Bucha, nos arredores de Kyiv, refutando as acusações dos russos de que a Ucrânia teria encenado o incidente.

No fim-de-semana, com a retirada das tropas russas do redor da capital ucraniana, vários corpos de civis foram avistados nas ruas de Bucha, alguns com as mãos atadas atrás das costas, tendo sido também descobertas valas comuns.

As imagens do New York Times mostram cadáveres espalhados pela rua Yablonska, em Bucha, a 2 de abril. Numa rua, pelo menos onze corpos estiveram no chão desde o dia 11 de março, altura em que os russos já tinham tomado e controlado a cidade. As fotografias e vídeos foram recolhidos por autarcas locais e a empresa Maxar Technologies.

As imagens do massacre foram veementemente condenadas pela comunidade internacional, com a Comissão Europeia e a Organização das Nações Unidas (ONU) a abrirem investigações a crimes de guerra praticados na região.

A Rússia negou qualquer responsabilidade e a presidência russa no Conselho de Segurança da ONU a convocar uma reunião de emergência para falar sobre "as provocações dos radicais ucranianos".

Segundo os dados da ONU, pelo menos três mil civis morreram desde o início da invasão russa na Ucrânia, mas a organização adverte que o número real poderá ser muito maior, dadas as dificuldades em contabilizar baixas em cidades e cercadas por forças russas.

Leia Também: "Horrores em Bucha são apenas a ponta do icebergue", diz MNE ucraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório