Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Explosões ouvidas em Lviv; Ofensiva final sobre Mariupol

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Explosões ouvidas em Lviv; Ofensiva final sobre Mariupol

Aquele que é já o 41.º dia da invasão russa sobre o território da Ucrânia continua marcado pelas reações aos ataques cometidos pelas tropas russas contra civis na cidade de Bucha, nos arredores de Kyiv. Se, por um lado, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos diz existirem evidências de que "civis foram atingidos deliberadamente" nessa mesma cidade, o Kremlin fala, por sua vez, de um "espetáculo bem encenado".

Na sequência destes ataques, as entidades ocidentais começam a discutir um agravamento das sanções a aplicar a Moscovo. Neste sentido, a União Europeia propõe bloquear importações de carvão russo, com a França e a Alemanha a defenderem que a mesma medida deve estender-se também ao petróleo.

De acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), mais de 11 milhões de ucranianos fugiram das suas casas desde o início da invasão russa, contabilizando tanto os que deixaram o país, como os que se viram obrigados a mudar de região.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Voltaremos na manhã de quarta-feira com todas as principais notícias sobre a invasão russa.

23h52 - França disponibiliza meios para apoiar investigações aos massacres russos

França vai disponibilizar recursos humanos e financeiros para apoiar as investigações aos massacres atribuídos aos militares russos na Ucrânia, anunciou na noite de hoje a Presidência francesa, após uma reunião entre Emmanuel Macron e Volodymyr Zelensky.

23h48 - Apoio da União Europeia à Ucrânia centrado em armas leves "eficazes"

A União Europeia (UE) está a apoiar maioritariamente as forças ucranianas com o fornecimento de armas leves, que têm provado ser "muito eficazes" contra as tropas russas durante o conflito, revelou hoje o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

23h41 - Conflito na Ucrânia vai continuar durante anos, diz chefe militar dos EUA

Um alto oficial militar dos Estados Unidos disse esta terça-feira, perante o Congresso, que a agressão de Moscovo sobre a Ucrânia, bem como as contínuas exigências para que os Estados Unidos e a NATO reduzam as tropas e o armamento nos países europeus ao longo das fronteiras com a Rússia, mostram que devemos esperar um longo conflito na região, que terá implicações para além da Ucrânia.

"Penso que se trata de um conflito muito prolongado e que será, pelo menos, medido em anos", afirmou o General do Exército Mark Milley. "Penso que a NATO, os Estados Unidos, a Ucrânia e todos os aliados e parceiros que estão a apoiar a Ucrânia vão estar envolvidos nisto durante bastante tempo", acrescentou.

23h03 - Estónia envia armas letais para a Ucrânia

O The Kyiv Independent está a noticiar que a Estónia cedeu à Ucrânia mísseis e minas antitanque, armas automáticas, munições, granadas descartáveis e granadas de mão, numa tentativa de ajudar o país a combater o exército de Moscovo.

22h57 - Procuradora-Geral da Ucrânia relata abusos sexuais dos militares russos

A Procuradora-Geral da Ucrânia. Iryna Venediktova, disse esta terça-feira que os invasores russos em território ucraniano têm perpetrado abusos sexuais sobre mulheres, homens, crianças e, também, idosos, noticia o The Kyiv Independent.

A mesma fonte esclareceu que as autoridades estão a registar um número crescente de casos desta natureza e que o Governo do país se encontra, neste momento, a trabalhar para ajudar as vítimas.

22h39 - Serviços de inteligência da Ucrânia esperam golpe de Estado sobre Putin

Os serviços de inteligência da Ucrânia afirmam que está a ser preparado um golpe de Estado contra o Presidente russo Vladimir Putin, noticia o The Kyiv Independent.

A mesma fonte aponta que parte da elite russa está a considerar Alexander Bortnikov, chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB), como um sucessor potencial do atual chefe de Estado.

22h04 - Explosões ouvidas na região de Lviv, reporta autoridade local

Uma autoridade local, citada pela AFP, informa que se registaram, na noite desta terça-feira, explosões na cidade de Radekhiv, a 70 quilómetros de Lviv, no oeste da Ucrânia.

"Explosões na região de Radekhiv. Todos devem permanecer nos abrigos", esclareceu no Telegram Maksym Kozitsky, o líder da administração militar regional.

21h53 - Estados Unidos fornecem à Ucrânia equipamento de proteção contra armas químicas

Os Estados Unidos estão a fornecer à Ucrânia equipamento de proteção que pode ser usado caso a Rússia venha a utilizar armas químicas e biológicas no terreno de combate, disse esta terça-feira um funcionário da administração de Joe Biden, citado pela Reuters.

Tais equipamentos, que terão sido solicitados por Kyiv, estão a ser entregues numa base contínua, tendo alguns dos mesmos já chegado a território ucraniano, informa a mesma fonte.

21h39 - Twitter aplica restrições às contas do Governo russo

O Twitter vai aplicar algumas restrições a mais de 300 contas oficiais associadas ao Governo russo, incluindo a do Presidente, Vladimir Putin. Tais contas deixarão de constar no conteúdo 'recomendado' que aparece na cronologia da rede social, bem como nas notificações ou em qualquer outra funcionalidade da mesma, reporta a BBC.

21h11 - Três hospitais de Mykolaiv bombardeados em dois dias

Três hospitais da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, "foram atingidos por bombardeamentos" no domingo e na segunda-feira, indicou hoje a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), presente no terreno.

21h09 - Evacuação de Mariupol possível com ajuda da Turquia, diz vice-primeira-ministra

A vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, disse esta terça-feira que a Turquia poderia ajudar a criar uma rota de evacuação segura para os residentes de Mariupol, noticia o The Kyiv Independent.

A governante informou ainda que cerca de 120.000 pessoas estão ainda presas na cidade sitiada, que tem vindo a ser alvo de bombardeamentos constantes por parte das forças russas.

21h04 - PCP pede apuramento rigoroso e independente sobre mortes em Bucha

O PCP defendeu hoje uma investigação cabal e rigorosa sobre as mortes de civis na cidade de Bucha, Ucrânia, conduzida por entidades independentes e sem "predeterminados julgamentos" e considerou que tem havido "comprovados exemplos" de operações de manipulação.

21h01 - Bucha. Embaixador da China na ONU fala de relatos "muito perturbadores"

Os relatos e as imagens referentes à morte de civis na cidade ucraniana de Bucha são "muito perturbadores", disse esta terça-feira o embaixador da China nas Nações Unidas. Porém, o representante chinês alertou, na reunião do Conselho de Segurança, que as circunstâncias de tais mortes deveriam ser verificadas e que quaisquer acusações deveriam basear-se apenas em factos.

20h55 - Roménia engrossa lista de expulsão de diplomatas russos na Europa

A Roménia anunciou hoje a expulsão de 10 diplomatas russos, depois da União Europeia (UE) e engrossando um movimento que já engloba diversos Estados-membros.

20h53 - Cerca de 20 pessoas morreram em Zaporizhzhia, diz governador

O governador da cidade de Zaporizhzhia disse esta terça-feira que morreram cerca de 20 pessoas em aldeias locais que estiveram ocupadas pela Rússia, antes das mesmas serem reconquistadas, informou a Reuters.

Em declarações proferidas na televisão nacional, Oleksandr Starukh fez referência, apenas, aos assassinatos de civis.

20h47 - Cruz Vermelha Internacional sem conseguir chegar a Mariupol

A vice-primeira-ministra da Ucrânia disse, esta terça-feira, que o comboio humanitário da Cruz Vermelha Internacional (CICV) que tinha como destino a cidade sitiada de Mariupol continua sem conseguir chegar à mesma, após ter sido detido ontem pelas forças russas, reporta a Reuters.

A mesma fonte acrescentou que, neste momento, as pessoas que ainda se encontram em Mariupol apenas conseguem abandonar a cidade por meios próprios. 

20h40 - Moscovo diz ter abatido helicópteros que transportavam líderes do batalhão Azov

O exército russo adiantou, esta terça-feira, ter abatido dois helicópteros ucranianos que evacuavam líderes de batalhões nacionalistas da cidade de Mariupol, relata a AFP.

"Esta manhã, dia 5 de abril, perto de Mariupol, foi abortada uma nova tentativa do regime de Kyiv de evacuação dos líderes do batalhão nacionalista Azov. Dois helicópteros Mi-8 ucranianos, que tentavam chegar à cidade a partir do mar, foram abatidos por sistemas antiaéreos portáteis", disse um porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

20h35 - Corredores humanitários permitiram fuga de mais 3.846 civis hoje

Um total de 3.846 pessoas abandonaram hoje algumas das cidades ucranianas mais afetadas pelo conflito através dos vários corredores humanitários estabelecidos para o efeito, adiantou esta terça-feira a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

1.496 desses indivíduos fugiram da cidade sitiada de Mariupol, informou a mesma fonte.

20h30 - Rússia anuncia ofensiva final para conquistar Mariupol

A Rússia anunciou hoje uma ofensiva final para conquistar Mariupol, cidade portuária estratégica no sudeste da Ucrânia, após ter terminado o prazo imposto para as forças ucranianas deporem as armas e deixarem a região.

20h22 - Lavrov acusa Kyiv de "provocação mentirosa" para "torpedear" negociações

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, considerou hoje uma "provocação mentirosa" a descoberta pelas autoridades ucranianas de civis assassinados na cidade de Bucha, para fazer fracassar as negociações em curso entre Kyiv e Moscovo.

20h04 - Portugal aceita mais de 28 mil pedidos de proteção temporária

Portugal aceitou mais de 28 mil pedidos de proteção temporária de ucranianos e estrangeiros residentes na Ucrânia, desde o início da guerra com a Rússia, sendo que mais de dez mil são de menores, foi hoje anunciado.

19h53 - PCP apresenta voto de solidariedade e pede investigação sobre Bucha
 
O grupo parlamentar do PCP apresentou hoje um voto de solidariedade para com as vítimas da guerra na Ucrânia e exigiu um "rigoroso apuramento" das execuções sumárias alegadamente cometidas por militares russos em Bucha.

19h45 - PCP critica censura a quem contraria "pensamento único"
 
O secretário-geral comunista insurgiu-se hoje contra as "novas censuras" a pretexto da guerra na Ucrânia, praticadas "à revelia dos tão proclamados valores ocidentais", que "hostilizam e 'queimam' na praça pública" os que contrariam as "autoridades do pensamento único".

19h29 - Eurojust diz haver já "provas de alegados crimes de guerra" da Rússia

A Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal (Eurojust) indica haver já, no âmbito de uma Equipa de Investigação Conjunta, "grandes quantidades de informação e provas de alegados crimes de guerra" na Ucrânia, cometidos pela Rússia.

19h25 - Hospital da Luz presta cuidados e material médico gratuitos a ucranianos

Os hospitais do grupo Luz Saúde vão prestar cuidados de saúde gratuitos, formação profissional e material médico para os refugiados de guerra ucranianos que chegaram a Portugal, foi hoje divulgado.

19h24 - Chega propõe voto de pesar na AR por mortes de civis em Bucha

O Chega entregou hoje na Assembleia da República um projeto de voto de pesar pelas mortes de civis na cidade ucraniana de Bucha, na região de Kiev, em que se transmite "sentidas condolências" ao povo ucraniano.

19h10 - Aliados anunciam novas sanções à Rússia na quarta-feira

Fonte da Casa Branca confirmou à Reuters que os Estados Unidos, juntamente com os países aliados, vão impor uma nova ronda de sanções à Rússia já na quarta-feira.

O pacote de medidas incluirá a proibição de quaisquer novos investimentos na Rússia, um aumento das restrições às instituições financeiras e às empresas estatais russas, bem como sanções concebidas especificamente para afetar os funcionários do governo russo e suas famílias, revelou a mesma fonte.

19h05 - Forças ucranianas recusaram abandonar Mariupol

O Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência Interfax, adiantou que as tropas do país pediram às forças ucranianas para abandonarem Mariupol. Um pedido que terá sido recusado pelos militares de Kyiv, informa a mesma fonte.

Posto isto, Moscovo propõe-se agora a "libertar" Mariupol dos "nacionalistas" ucranianos, acrescenta.

18h56 - Trabalho das Instituições da ONU é impensável sem Rússia, diz Kremlin

O funcionamento das instituições da ONU é impensável sem a participação da Rússia, disse hoje o porta-voz do Kremlin, em resposta aos Estados Unidos, que na segunda-feira pediu a suspensão do país do Conselho de Direitos Humanos.

18h48 - "Vejam o que está a ser feito em vosso nome", diz Boris Johnson aos russos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, endereçou esta terça-feira uma mensagem ao povo russo, dizendo aos cidadãos do país que estes "merecem a verdade" e os "factos" relativos ao que está a acontecer na Ucrânia.

Numa mensagem em vídeo, publicada no Twitter, o primeiro-ministro disse que os crimes cometidos pelo regime do Kremlin "traíram a confiança" de todas as mães russas cujos filhos se alistaram nas Forças Armadas, tendo sido uma "mancha na honra da própria Rússia".     

18h43 - Doze civis morreram nos bombardeamentos de segunda-feira em Mykolaiv

Os ataques russos de segunda-feira na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, provocaram pelo menos 12 vítimas mortais entre os habitantes, anunciou hoje a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova.

18h33 - Entre 150 e 300 corpos em vala comum em Bucha

Lyudmyla Denisova, comissária do Parlamento ucraniano para os Direitos Humanos, disse esta terça-feira que entre 150 e 300 corpos foram abandonados numa vala comum localizada nas proximidades de uma igreja na cidade de Bucha. Em causa estão crimes que têm vindo a ser atribuídos às tropas russas.

"Atualmente, os corpos dos mortos estão a ser recolhidos por agentes da autoridade, para realizarem os exames necessários", disse Denisova numa publicação online, citada pela Reuters. A fonte não esclareceu, no entanto, de que modo as autoridades chegaram à estimativa do número de pessoas encontradas no local.

18h27 - Zelensky compara situação no país com o bombardeamento de Guernica

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou hoje, num discurso por teleconferência no parlamento espanhol, a situação atual na Ucrânia com a vivida na cidade basca de Guernica em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.

18h24 - Reino Unido vai propor ao G7 mais sanções contra a Rússia

O Reino Unido vai propor aos países do G7 que imponham mais sanções à Rússia, confiante de que as atuais sanções já tiveram um "efeito incapacitante", anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss.

18h17 - Portugal declarou dez funcionários da embaixada russa 'persona non grata'

O ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou esta terça-feira que dez funcionários russos da missão diplomática foram declarados 'persona non grata', por considerar que as suas atividades "são contrárias à segurança nacional".

18h16 - Colégios em Portugal já receberam mais de 130 alunos ucranianos

As escolas particulares em Portugal já receberam mais de 130 alunos ucranianos desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de um mês, indicou hoje a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEPC).

18h10 - Um tanque de balões pelo fim dos bombardeamentos

A organização não-governamental Handicap International colocou hoje um tanque em tamanho real feito de balões em frente à sede europeia das Nações Unidas em Genebra, como sinal de protesto contra os bombardeamentos russos na Ucrânia.

17h50 - UE quer estender sanções a duas filhas de Putin

A União Europeia (UE) pretende também aplicar sanções a duas filhas do presidente russo, Vladimir Putin, na sequência da invasão do país sobre a Ucrânia. A informação foi avançada por fontes diplomáticas familiarizadas com a proposta ao The Wall Street Journal.

17h46 - Doadores prometem 695 milhões à Moldova para refugiados e desenvolvimento

O compromisso de uma ajuda de 695 milhões de euros à Moldova para o acolhimento de refugiados ucranianos, num contributo de 30 países, foi assumido hoje numa conferência de doadores organizada pela Alemanha e pela França.

17h26 - Navio mercante estrangeiro "atingido por míssil russo", acusa Kyiv

Um navio mercante de bandeira estrangeira terá sido atingido por um míssil da Marinha russa nas proximidades da cidade portuária sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia. De acordo com a informação revelada, esta terça-feira, pelo chefe-adjunto da Administração Marítima da Ucrânia, um membro da tripulação necessitou de receber cuidados médicos após o incidente.

17h23 - "Os russos mataram um amigo meu e não devolveram o corpo"

Viktor Kovalenko, médio emprestado pela Atalanta ao Spezia, é um dos muitos ucranianos que tem assistido à distância o que tem acontecido na Ucrânia, de onde é natural. Em entrevista concedida esta terça-feira ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o ucraniano contou uma história tocante de um familiar que tem tentado sair da Ucrânia.

17h18 - 95% dos ucranianos acreditam na vitória sobre a Rússia, revela sondagem

O The Kyiv Independent está a noticiar que uma sondagem realizada pelo Rating Sociological Group mostra que 95% dos ucranianos acreditam na vitória sobre a Rússia. Uma percentagem que fica acima da referente ao apoio dos ucranianos à adesão do país à União Europeia (91%).

17h13 - Israel acusa Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Yair Lapid, condenou "firmemente", esta terça-feira, os "crimes de guerra" da Rússia na Ucrânia.

"As imagens e os testemunhos da Ucrânia são horríveis. As forças russas cometeram crimes de guerra contra uma população civil indefesa", disse o ministro numa declaração, citada pelo The Guardian. "Condeno veementemente estes crimes de guerra", acrescentou.

17h01 - Europol está a discutir com Kyiv apoio a investigação de crimes de guerra

A Europol está em diálogo com as autoridades ucranianas para determinar o apoio que pode prestar na análise das provas recolhidas no terreno de alegados crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia, disse hoje à Lusa fonte da agência.

16h51 - Estónia, Letónia, Suécia e Eslovénia expulsam diplomatas russos

Estónia, Letónia, Suécia e Eslovénia anunciaram hoje a expulsão de um total de 63 diplomatas e funcionários russos colocados nos quatro países, incluindo sob acusações de "atividades de espionagem ilegais".

16h48 - Ordem dos Psicólogos divulga guia para apoiar quem quer ajudar refugiados

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou hoje um documento com recomendações para ajudar quem quer acolher refugiados ucranianos a fazê-lo de forma a estabelecer uma "convivência confortável e saudável".

16h41 - Autarca de Bucha pede a habitantes que adiem regresso à cidade

Os residentes deslocados da cidade ucraniana de Bucha ainda não devem regressar às suas casas, advertiu esta terça-feira o presidente da Câmara, Anatoliy Fedoruk, citado pela Reuters. Isto porque existem ainda minas espalhadas pela cidade, na sequência da retirada das tropas russas.

16h36 - Federação russa de futebol retira recurso contra a FIFA

A Federação russa de futebol retirou em 30 março o seu recurso contra a decisão da FIFA de banir a sua seleção das competições internacionais, aceitando a exclusão do Mundial2022, informou hoje o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

16h33 - EUA querem Rússia "fora" do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos reiteraram o seu apelo para que a Rússia seja suspensa do Conselho dos Direitos Humanos da ONU - dizendo que Washington "avaliou" que foram efetivamente cometidos crimes de guerra na Ucrânia.

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, disse ao Conselho de Segurança que "a Rússia não deve ter uma posição de autoridade num órgão cujo próprio objetivo é promover o respeito pelos Direitos Humanos".

16h14 - Rebanho de gado entre os 100 milhões de ativos russos congelados na Letónia

As autoridades da Letónia congelaram bens russos no valor de 100 milhões de euros, incluindo um rebanho de gado, no âmbito das sanções internacionais contra a Rússia, anunciou hoje o ministro da Justiça do país, Janis Bordans.

16h04 - Putin diz que o mundo enfrenta "crise alimentar" devido às sanções do Ocidente

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou esta terça-feira que a Rússia deve estar atenta às suas exportações de alimentos para "países hostis", noticia a Reuters. Isto porque, sustenta, as sanções impostas pelo Ocidente fomentaram uma crise alimentar global, bem como uma subida "em espiral" dos preços da energia.

15h57 - "Não há um único crime que não tenham cometido" em Bucha, diz Zelensky

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dirigiu-se, esta terça-feira, ao Conselho de Segurança da ONU, centrando o seu discurso no massacre em Bucha. “Ontem, voltei da nossa cidade de Bucha, recentemente libertada das tropas russas, não muito longe de Kyiv. Não há um único crime que não tenham cometido lá", referiu o chefe de Estado ucraniano.

15h56 - Novas investigações abertas em França por "crimes de guerra" na Ucrânia

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (Pnat) de França anunciou hoje que abriu três novas investigações por "crimes de guerra", por atos cometidos contra cidadãos franceses na Ucrânia desde início da invasão russa.

15h53 - "Guerra na Ucrânia é um dos maiores desafios para a ordem internacional", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou o Conselho de Segurança, esta terça-feira, em Nova Iorque, que a invasão da Ucrânia pela Rússia é um dos maiores desafios para a ordem internacional "por causa da sua natureza, intensidade e consequências".

15h50 - Bucha? "Campanha deliberada para matar, torturar e violar" civis, diz Blinken

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, considerou esta terça-feira que os crimes cometidos contra civis ucranianos em Bucha não são “um ato aleatório de uma unidade [militar] desonesta”, mas sim uma “campanha deliberada para matar, torturar, violar” civis.

15h48 - Bolsa de Nova Iorque segue no 'vermelho' à espera de mais sanções

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em terreno negativo no início da sessão, com os mercados à espera da imposição de mais sanções à Rússia por causa da guerra na Ucrânia.

15h47 - Guerra fez pelo menos 3.675 vítimas civis, incluindo 1.480 mortos

A invasão russa da Ucrânia já fez pelo menos 3.675 vítimas civis, incluindo 1.480 mortos e 2.195 feridos, a maioria das quais atingidas por armamento explosivo de grande impacto, indicou hoje a ONU.

15h46 - Países oferecem-se como garantes mas não especificam compromisso, diz Zelensky

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que vários países se ofereceram para atuar como garantes da segurança do seu país, caso este adote um estatuto de neutralidade, mas nenhum especificou o seu compromisso.

15h45 - Homem detido em Moscovo por manifestar-se contra a guerra com... fiambre

Um homem de nacionalidade russa foi preso e detido numa prisão de Moscovo por "desacreditar" as forças armadas de Vladimir Putin depois de protestar contra a guerra na Ucrânia com... uma embalagem de fiambre.

15h44 - Praga doa a Kyiv dezenas de tanques e veículos blindados de combate

A República Checa enviou hoje dezenas de tanques T-72 e veículos de combate blindados para a Ucrânia, uma nova doação de Praga para apoiar a defesa de Kiev contra as tropas russas, relatou hoje o jornal 'online' Echo24.

15h32 - EUA impedem Rússia de pagar dívida com dólares em bancos norte-americanos

Os Estados Unidos vão deixar de autorizar a Rússia a pagar a sua dívida com os dólares que estão em bancos norte-americanos, reforçando a pressão, o que pode levar a um incumprimento da parte de Moscovo.

15h31 - Chefe da NATO diz que Rússia quer controlar "totalidade do Donbass"

A Rússia está a reforçar o dispositivo militar "para assumir o controlo da totalidade do Donbass", leste da Ucrânia, e "estabelecer uma ponte terrestre com a Crimeia", anexada por Moscovo em 2014, disse hoje o secretário-geral da NATO.

15h24 - Municípios da Europa pedem redução de relações comerciais com Rússia

O Conselho de Municípios e Regiões da Europa (CMRE) pediu hoje que a Europa rejeite ainda mais relações comerciais com a Rússia e expressou o "maior apoio ao povo ucraniano e aos refugiados".

15h23 - Acusações de Biden são "inaceitáveis e vergonhosas", diz Kremlin

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou esta terça-feira que as acusações do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, sobre o seu homólogo russo, Vladimir Putin, são “inaceitáveis e vergonhosas”.

15h14 - Sanções da UE à Rússia devem incluir combustíveis, dizem França e Alemanha

As novas sanções em debate no seio da União Europeia contra a Rússia "terão de integrar o petróleo e o carvão", declararam hoje, em Berlim, os chefes da diplomacia francesa e alemã.

15h12 - Cabo Verde apela a apoio orçamental face a "cenário desastroso"

O Governo cabo-verdiano apelou hoje à mobilização de apoio orçamental internacional face ao "cenário desastroso" nas contas públicas provocado pela guerra na Ucrânia, estimando em 40 milhões de euros o impacto para conter a escalada de preços.

15h11 - Massacre em Bucha? "Espetáculo bem encenado", defende Kremlin

O Kremlin manifestou hoje dúvidas de que existam condições para uma investigação imparcial do alegado massacre na cidade ucraniana de Bucha e qualificou como "infundadas" as acusações de atrocidades feitas contra os militares russos.

15h10 - Para recordar:

15h10 - Boa tarde! Continuamos aqui o acompanhamento da situação na Ucrânia. Pode recordar o que aconteceu na manhã desta terça-feira aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório