Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Federação russa de futebol retira recurso contra a FIFA

A Federação russa de futebol retirou em 30 março o seu recurso contra a decisão da FIFA de banir a sua seleção das competições internacionais, aceitando a exclusão do Mundial2022, informou hoje o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Federação russa de futebol retira recurso contra a FIFA
Notícias ao Minuto

16:32 - 05/04/22 por Lusa

Desporto Ucrânia/Rússia

"O procedimento será fechado brevemente", precisou o TAS em comunicado.

O futebol russo já tinha sofrido um primeiro revés em meados de março, quando o TAS rejeitou o pedido da federação para suspender as sanções impostas pela FIFA, na perspetiva de ainda poder disputar o 'play-off' para o Mundial.

Apesar de retirar o recurso contra a FIFA, já depois de ter falhado a possibilidade de disputar o 'play-off' em que deveria ter defrontado a Polónia em 24 de março, a federação russa mantém o recurso contra as sanções da UEFA.

"De momento, ainda não está definido nenhum calendário processual", disse também o TAS, em relação ao processo que envolve a contestação às decisões da UEFA.

À semelhança da FIFA, o organismo do futebol europeu decidiu igualmente no final de fevereiro que "todas as equipas russas, sejam seleções ou clubes", deveriam "ser suspensas de participar nas competições [...] até nova ordem".

Em contrapartida, o TAS registou uma série de novos processos contra as sanções aplicadas a instâncias desportivas russas, com as federações de patinagem, biatlo, remo, râguebi e ginástica a contestarem também junto do organismo a exclusão de competições.

Todas estas sanções de organismos que tutelam a nível europeu e mundial o desporto, vetando ou obrigando a uma neutralidade dos atletas russos, surgiram em resposta à invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.480 civis, incluindo 165 crianças, e feriu 2.195, entre os quais 266 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório