Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

EUA impedem Rússia de pagar dívida com dólares em bancos norte-americanos

Os Estados Unidos vão deixar de autorizar a Rússia a pagar a sua dívida com os dólares que estão em bancos norte-americanos, reforçando a pressão, o que pode levar a um incumprimento da parte de Moscovo.

EUA impedem Rússia de pagar dívida com dólares em bancos norte-americanos
Notícias ao Minuto

15:27 - 05/04/22 por Lusa

Economia Ucrânia:

A Rússia "deve escolher entre esvaziar as suas reservas de dólares, (usar) novas receitas ou entrar em incumprimento", disse à AFP um porta-voz do Tesouro norte-americano.

Washington adotou esta medida sendo "hoje a data-limite para que a Rússia efetue um outro pagamento da dívida", precisou o ministério.

O Tesouro considerou que esta medida "vai contribuir para esgotar ainda mais os recursos que [Vladimir] Putin utiliza para prosseguir a guerra contra a Ucrânia e levará a mais incerteza e desafios para o sistema financeiro" russo.

Os dirigentes dos países do G7 e da União Europeia adotaram novas medidas no dia 24 de março para continuar a impedir o banco central russo de utilizar as suas reservas internacionais, incluindo as de ouro, para bloquear o financiamento da guerra.

"Entre as mais de 700 sanções que impusemos, as mais fortes foram as que visaram o banco central da Rússia", sublinhou o mesmo porta-voz.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.430 civis, incluindo 121 crianças, e feriu 2.097, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Chefe da NATO diz que Rússia se vai controlar "totalidade do Donbass"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório