Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Carro colide contra Embaixada da Rússia na Roménia. Condutor morreu

As autoridades estão a investigar o caso como acidental, mas não descartam a possibilidade de ter sido um “ato intencional”.

Notícias ao Minuto

07:46 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Bucareste

Um carro colidiu esta quarta-feira contra um portão do edifício da Embaixada da Rússia em Bucareste, na Roménia. Segundo a imprensa local, que cita fontes policiais, o condutor morreu.

A estação televisiva romena Digi24 revela que o condutor do veículo era Bogdan Drăghici, presidente da associação TATA, que defende os direitos dos pais, e acusado em 2019 pela ex-mulher de abusar sexualmente da filha.

Foi condenado ontem a 15 anos e quatro meses de prisão. 

Ainda de acordo com a imprensa local, as autoridades estão a investigar o caso como acidental, mas não descartam a possibilidade de ter sido um “ato intencional”. Fontes revelam que “o motorista foi diretamente para o portão de acesso principal e colidiu o carro contra a cerca”.

O incidente na embaixada russa em Bucareste ocorre dias depois de o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se ter dirigido ao parlamento da Roménia, na segunda-feira, quando classificou o assassinato de civis na cidade de Bucha como um "crime de guerra" e pediu sanções mais duras contra a Rússia.

Antes do discurso de Zelensky, o presidente da Câmara dos Deputados da Roménia, Marcel Ciolacu, disse que as "imagens horríveis" que surgiram depois de as tropas russas terem saído de Bucha "sobrecarregaram e revoltaram todos".

A Roménia, que partilha uma longa fronteira terrestre com a Ucrânia, recebeu mais de 600.000 refugiados desde que a Rússia invadiu o país vizinho.

Desde que a guerra começou, em 24 de fevereiro, manifestantes têm-se concentrado do lado de fora da embaixada da Rússia na capital para condenar a agressão russa.

Na terça-feira, a Roménia ordenou a expulsão de 10 diplomatas da embaixada, após uma série de expulsões de autoridades russas em 27 países da União Europeia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia disse que as ações de 10 funcionários da embaixada, que foram declaradas 'persona non grata', "contrariam as disposições da Convenção de Viena de 1961 sobre Relações Diplomáticas".

[Notícia atualizada às 08h23]

Leia Também: Roménia engrossa lista de expulsão de diplomatas russos na Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório