Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Irão rejeita críticas dos EUA sobre exposição de equipamento militar

O Irão afirmou hoje o seu "direito" a exibir equipamento militar após críticas dos Estados Unidos contra a participação de oficiais militares iranianos no âmbito do Fórum de Doha.

Irão rejeita críticas dos EUA sobre exposição de equipamento militar
Notícias ao Minuto

15:18 - 27/03/22 por Lusa

Mundo Fórum de Doha

Na quinta-feira, o Departamento de Estado disse estar "preocupado com a presença de oficiais militares iranianos e, aparentemente, membros da Guarda Revolucionária no Fórum de Doha. Rejeitamos totalmente a sua presença no evento e a sua exposição de (equipamentos) defesa marítima".

O Irão apresentou muitos dos seus modelos de aeronaves, mísseis e outros equipamentos militares no Fórum de Doha, que também contou com visitas de navios militares de diferentes países e exposições de alguns dos principais construtores militares.

"O Irão, como qualquer outro país, tem o direito de desenvolver as suas capacidades militares e exibir o seu equipamento em países vizinhos e amigos", disse o porta-voz das Relações Exteriores do Irão, Said Khatibzadeh, segundo a agência oficial.

De acordo com o responsável, aquilo que preocupa "é a presença militar ilimitada dos Estados Unidos no Golfo Pérsico", que refere ter causado "insegurança na região".

Segundo o porta-voz, os Guardas Revolucionários, exército ideológico da República Islâmica do Irão, "têm um papel fundamental a desempenhar no desenvolvimento das capacidades do país e a sua presença para expor essas conquistas é bastante normal".

Perto do Irão, o Qatar, é um país aliado dos Estados Unidos, albergando a sede do Comando Central do Exército dos EUA no Médio Oriente (CENTCOM) na base militar de Al-Udeid e permite que navios da marinha norte-americana que patrulham a região do Golfo atraquem regularmente.

Os Estados Unidos impõem pesadas sanções ao comércio com o exército iraniano, particularmente a Guarda Revolucionaria, colocada na sua lista negra de "organizações terroristas".

Leia Também: Irão acusa EUA de "visão irrealista" que está a atrasar o acordo Nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório