Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Explosões perto de Kiev; Portugal envia equipamento militar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: Explosões perto de Kiev; Portugal envia equipamento militar
Notícias ao Minuto

15:43 - 26/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Ao terceiro dia de guerra na Ucrânia contra a invasão russa, a capital Kiev amanheceu após uma noite marcada por mísseis, tiroteiros e explosões. Um míssil atingiu um prédio residencial, provocando ferimentos em 35 pessoas, incluindo duas crianças.

Esta manhã ficou ainda marcada pelos apelos do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que pediu aos seus cidadãos para defenderem Kiev e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyn, para decidir agora a adesão da Ucrânia à União Europeia. Soube-se, também, esta manhã, que Zelensky recusou a ajuda dos Estados Unidos da América para sair do país, alegando que "precisa de munições" e não de "uma boleia". 

Numa altura em que mais de 120 mil pessoas já abandonaram o país, a maioria através da fronteira com a Polónia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou que, dos 40 portugueses que querem sair da Ucrânia, 15 já pediram ajuda às autoridades portuguesas.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

00h20 - Boa noite! Encerramos o acompanhamento AO MINUTO deste sábado do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Amanhã poderá voltar a acompanhar as incidências num novo registo.

00h06 - Após apelo a Elon Musk, Ucrânia tem acesso a serviço de internet Starlink

Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, anunciou este sábado que o serviço de internet Starlink - construído pela agência espacial privada de Musk - ficou disponível na Ucrânia. O anúncio surge após um apelo do governo ucraniano.

23h56 - Bruxelas vai propor bloqueio de ativos do Banco Central da Rússia
 
Bruxelas vai propor aos Estados-membros da União Europeia o bloqueio dos ativos do Banco Central da Rússia para impedir que o país recorra à instituição para financiar a guerra na Ucrânia, anunciou a presidente da Comissão Europeia.

23h54 - Fortes explosões registadas perto de Kiev

Há registo de pelo menos duas grandes explosões nos arredores de Kiev. De acordo com a CNN, elas terão ocorrido em torno de Vasylkil, cerca de 30 quilómetros a sul da capital. As explosões iluminaram o céu de Kiev cerca das 1h30, hora local (menos 2h em Lisboa).

23h35 - Portugal envia equipamento militar para a Ucrânia

23h24 - Fortes explosões registadas em Kharkiv

Registaram-se esta noite vários bombardeamentos em Kharkiv, uma das maiores cidades da Ucrânia.

23h20 - Estações de televisão russas ‘hackeadas’ para mostrar o que se passa na Ucrânia

As estações de televisão da Federação da Rússia foram este sábado ‘hackeadas’ pelo grupo Anonymous. O objetivo é “transmitir a realidade do que está a acontecer na Ucrânia”.

23h12 - Ucrânia acusa Rússia de "crimes de guerra" após ataques a alvos civis

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, acusou este sábado a Rússia de crimes de guerra e afirmou que Moscovo terá de enfrentar um “tribunal militar” após ofensivas contra alvos civis. 

22h57 - Nélson Monte já está em Portugal: "Só queria sair da Ucrânia"

Nélson Monte aterrou, na noite deste sábado, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, depois de deixar a Ucrânia. O único jogador português a alinhar no futebol ucraniano, ao serviço do Dnipro, estava a tentar sair do país desde quinta-feira.

22h51 - Sem tomar posição, Bolsonaro diz que Brasil defende soberania dos países

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou este sábado que o Brasil defende a soberania e a integridade dos países e que o seu governo está focado em contribuir para uma "resolução pacífica do conflito" entre a Rússia e a Ucrânia.

22h20 - Comissão Europeia quer "paralisar" ativos do Banco Central da Rússia

Ursula von der Leyen atualizou, esta noite, o volume de sanções aplicadas à Rússia na sequência da guerra iniciada contra a Ucrânia. Para além de garantir que um "determinado número de bancos" serão excluídos do sistema de pagamentos bancários SWIFT, afiançou que os ativos do banco central russo serão congelados. A presidente da Comissão Europeia anunciou que irá ser proposta um conjunto de novas medidas aos líderes europeus "para fortalecer a nossa resposta à invasão da Rússia na Ucrânia e prejudicar a capacidade de Putin para financiar a máquina de guerra".

22h13 - Dez civis com nacionalidade grega mortos em Mariupol, diz PM da Grécia

O primeiro-ministro da Grécia revelou este sábado, através das redes sociais, que 10 civis com "nacionalidade grega" foram mortos perto da cidade de Mariupol, na costa sudeste da Ucrânia. A Reuters acrescenta que seis outros estão feridos, citando o governo helénico.

21h37 - França congela ativos a russos no país e envia mais ajuda à Ucrânia

O presidente Emmanuel Macron decidiu, este sábado, impor novas sanções financeiras à Rússia, incluindo o congelamento de ativos a algumas personalidades russas em França, de acordo com um comunicado do seu gabinete, citado pelo New York Times.

A França anunciou, ainda, que vai enviar mais equipamento de defesa e combustível para a Ucrânia.

21h34 - Rússia atingiu hospital pediátrico em Kiev, diz imprensa local

A artilharia russa atingiu um hospital pediátrico em Kiev e causou a morte a uma criança, deixando outras duas feridas, assim como dois adultos, de acordo com o meio local TSN. Sublinhe-se que a capital ucraniana foi alvo de bombardeamentos, esta noite de sábado.

21h18 - Zelensky agradece orações do Papa Francisco

O presidente ucraniano agradeceu as orações do Papa Francisco, que rezou por paz na Ucrânia e por um cessar-fogo no conflito com a Rússia.

“Agradeci ao Papa Francisco por rezar pela paz na Ucrânia e por cessar-fogo. O povo ucraniano sente o apoio espiritual da Sua Santidade”, escreveu no Twitter.

21h14 - Ucraniana atravessou fronteira levando os filhos de uma desconhecida

Nataliya Ableyeva, de 58 anos, tornou-se mais um rosto da luta dos cidadãos ucranianos na invasão russa. Este sábado, conseguiu atravessar a fronteira para a Hungria e levou consigo uma ‘bagagem’ com um peso inestimável: os filhos de uma desconhecida.

21h10 - Primeiro-ministro húngaro diz que guerra pode prolongar-se

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse que a guerra na Ucrânia poderá prolongar-se e que nas próximas semanas a situação humanitária irá agravar-se com a chegada de refugiados.

21h08 - Ucrânia fecha fronteiras com a Rússia e Bielorrússia

O governo ucraniano decidiu fechar temporariamente as fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia, anunciou este sábado o primeiro-ministro Denys Shmyhal.

O anúncio foi divulgado através da aplicação de mensagens Telegram, mas não foi especificado quando é que a medida irá entrar em vigor.

Segundo a agência de notícias Ukrinform, os cidadãos ucranianos que se encontrem na Rússia ou na Bielorrússia podem voltar à Ucrânia. “Pedimos que voltem para casa. Provem que estão do lado da luz”, afirmou Shmyhal.

20h56 - Roménia fecha espaço aéreo a companhias russas

A autoridade de aviação civil da Roménia anunciou que fechou o seu espaço aéreo a todas as companhias russas, tal como a Polónia, a República Checa, a Bulgária e Estónia já o tinham anunciado.

20h54 - Deputado norueguês propõe Zelensky para Prémio Nobel da Paz

O parlamentar de direita populista norueguês Christian Tybring-Gjedde disse que pretende nomear o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para Prémio Nobel da Paz, concedido em Oslo.

20h50 - "Coligação antiguerra em ação". Zelensky saúda envio de armas da Alemanha
 
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje o enviou de armas pela Alemanha para a Ucrânia, que foi invadida na quinta-feira pela Rússia, e agradeceu ofertas de mediação.

20h12 - Papa expressa a Zelensky a sua "profunda dor" 
 
O Papa Francisco expressou, por telefone, ao presidente ucraniano a sua "profunda dor" pela guerra no país desencadeada pela invasão da Rússia.

20h04 - PR diz que sanções à Rússia são "muito duras", mas admite que "demoram"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou este sábado que Portugal está "solidário" com a "coragem resistente" do povo ucraniano em relação à invasão russa. Sobre as sanções impostas à Rússia, o chefe de Estado considerou que são "muito duras", mas lembra que "demoram" a ser colocadas em prática.

20h04 - Chechénia confirma que há tropas suas na ofensiva lançada pela Rússia
 
O líder da Chechénia, Ramzan Kadyrov, aliado do Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou a participação das tropas do seu país na guerra lançada pela Rússia contra a Ucrânia.

20h00Cerca de 3.500 soldados russos morreram ou ficaram feridos

Cerca de 3.500 soldados russos morreram ou ficaram feridos na invasão da Rússia à Ucrânia, revelou o conselheiro do presidente russo Oleksiy Arestovych.

“Estamos a atingir o inimigo em torno de Kiev. O inimigo não se está a mover”, afirmou ainda, citado pela imprensa internacional. 

19h51 - Dois jornalistas dinamarqueses baleados no leste da Ucrânia

Um jornalista e um fotojornalista do tabloide dinamarquês Ekstra-Bladet foram baleados enquanto reportavam a partir de uma cidade no leste da Ucrânia, confirma o próprio jornal, acrescentando que os profissionais estão fora de perigo, mas um deles teve que ser submetido a intervenção cirúrgica.

19h50 - Unicef estima que a guerra ameace a vida de 7,5 milhões de crianças
 
A guerra na Ucrânia ameaça a vida e o bem-estar de 7,5 milhões de crianças do país, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pedindo que escolas e hospitais sejam poupados aos ataques.

19h49 - Macron declara apoio à Moldávia e à Geórgia
 
O Presidente francês declarou hoje a sua "determinação em apoiar" os vizinhos orientais da União Europeia Moldávia e Geórgia "contra toda a tentativa de tensão e desestabilização", face à guerra na Ucrânia. 

19h48 - Centenas de pessoas concentradas junto ao Palácio de Belém
 
Várias centenas de pessoas estão desde as 18:00 concentradas em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, depois de terem integrado um cordão humano pela paz na Ucrânia, que começou a formar-se na zona do Restelo.

19h15 - Guterres promete a presidente da Ucrânia reforço da ajuda humanitária

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que conversou este sábado com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, sobre a retirada do direito de voto à Rússia no Conselho de Segurança da ONU, a possibilidade de qualificar as ações e declarações russas como um genocídio contra a população ucraniana e ainda sobre a entrega dos corpos dos soldados russos.

Por seu lado, Guterres revelou que “transmitiu” a Zelensky a “determinação da ONU em aumentar a assistência humanitária à população da Ucrânia”.

19h09 - Mais de 150 mil pessoas fugiram para países vizinhos, diz ONU
 
Mais de 150 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia devido à invasão russa, disse o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, num balanço atualizado.

19h00 - Criados postos de acolhimento de refugiados na fronteira da Polónia
 
A embaixada da República da Polónia em Lisboa anunciou que estão a ser criados postos de acolhimento junto à fronteira para receber os refugiados ucranianos, fornecendo uma refeição quente e alojamento provisório.

18h25 - EUA diz ao povo russo que merece viver em segurança e não uma guerra
 
O governo dos Estados Unidos endereçou uma mensagem ao povo russo dizendo-lhe que não merece uma guerra e assegurando que ninguém está a ameaçar a sua segurança, no mesmo dia em que assinalou uma resistência ucraniana "viável".

18h16 - Alemanha envia armas e mísseis para a Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que a Alemanha irá enviar 1.000 armas antitanque e 500 mísseis Stinger para a Ucrânia.

“O ataque russo marca um ponto de viragem. É o nosso dever fazer o nosso melhor para ajudar a Ucrânia a defender-se contra o exército invasor de Putin. É por isso que vamos fornecer 1.000 armas antitanque e 500 mísseis Stinger para os nossos amigos na Ucrânia”, escreveu na rede social Twitter.

18h11 - SEF suspende vistos gold para cidadãos russos 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspendeu a “apreciação de qualquer dossier de candidatura para autorizações de residência para investimento” para cidadãos russos, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

18h10 - Kiev alerta que Rússia quer levar negociações para "um beco sem saída"
 
A Ucrânia acusou a Rússia de querer levar as eventuais negociações para parar a guerra para um "beco sem saída, antes de começarem" afirmando falsamente que Kiev se nega a dialogar e que põe condições.

18h09 - Embaixada pede aos portugueses para abandonarem “imediatamente” Lviv

A embaixada de Portugal na Ucrânia pediu aos portugueses para abandonarem “imediatamente” a cidade de Lviv devido à “situação de segurança”.

“A situação de segurança em Lviv pode vir a agravar-se a qualquer momento. Aconselhamos os cidadãos portugueses a abandonarem esta cidade imediatamente, não podendo garantir-se uma evacuação por via terrestre. Estejam atentos às nossas informações”, lê-se numa nota publicada na página da embaixada.

18h00 - Rússia critica suspensão do Conselho da Europa
 
A Rússia criticou a decisão tomada sexta-feira pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, de suspender os seus direitos de representação nesta instituição, na sequência da ofensiva militar contra a Ucrânia.

17h44 - Papa apela à paz para que mundo seja protegido "da loucura da guerra"
 
O Papa Francisco apelou à paz para que o mundo seja protegido "da loucura da guerra" numa mensagem publicada nas redes sociais em várias línguas, incluindo russo e ucraniano, acompanhada das palavras "rezemos juntos" e "Ucrânia".

17h35 - Combate “mais forte” concentra-se “em e à volta” de Kharkiv

Uma fonte do Ministério da Defesa norte-americano revelou à CNN que o combate “mais forte” na Ucrânia concentra-se “em e à volta” de Kharkiv.

Os Estados Unidos da América observaram uma “forte resistência no avanço a norte na direção a Kiev”, mas “o combate mais pesado que avaliamos concentra-se em e à volta de Kharkiv”.

Há também relatos de um bombardeamento que atingiu uma casa privada em Kharkiv. Não há feridos nem mortes a registar, uma vez que os habitantes já se encontravam num local protegido.

17h24 - Veja as imagens das manifestações de solidariedade pelo mundo
 
As manifestações de solidariedade com a Ucrânia face à invasão russa multiplicam-se em todo o mundo, da Argentina à Geórgia, passando por Portugal, tendo juntado milhares de pessoas na Itália, França e Suíça.

17h09 - 19 civis morreram em bombardeamento russo em Donetsk

Pelo menos 19 civis morreram e 73 ficaram feridos num bombardeamento russo na região separatista de Donetsk.

“A 26 de fevereiro, como resultado de um bombardeamento russo, 19 civis morreram e 73 pessoas ficaram feridas”, afirmou fonte da administração regional, citada pela agência de notícias russa Interfax.

Sublinhe-se que Donetsk e Lugansk, localizadas no leste da Ucrânia, são as regiões separatistas pró-russas que Vladimir Putin reconheceu como independentes dias antes de ordenar a invasão. 

16h58 - Rio alerta que UE deve medir consequências antes de aprovar mais sanções
 
O Presidente do PSD, Rui Rio, considerou que se devem medir as consequências para a economia europeia antes de se partir para um terceiro pacote de sanções "brutal" para a Rússia pela invasão militar da ucrânia.

16h47 - Exército russo com ordens para alargar ofensiva "em todas as direções"

O Exército russo recebeu ordens para alargar a sua ofensiva na Ucrânia “em todas as direções”, revelou o Ministério da Defesa ucraniano. A decisão surge após o país recusar negociar com a Rússia na Bielorrússia. 

“Após o lado ucraniano ter rejeitado o processo de negociação, hoje todas as unidades receberam ordens para alargar a sua ofensiva em todas as direções”, afirmou o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, num comunicado citado pela AFP.

Ontem, o Kremlin mostrou-se disponível a enviar uma delegação até Minsk, capital da aliada russa Bielorrússia, para negociar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Por outro lado, a Ucrânia quer que as negociações sejam realizadas na Polónia, uma vez que está a ser atacada “de vários lados”, incluindo pela fronteira com a Bielorrússia. 

16h36 - Bélgica envia armas e combustível à Ucrânia e 300 soldados para a Roménia

A Bélgica vai enviar 2.000 metralhadoras e 3.800 toneladas de combustível para a Ucrânia para ajudar o governo do Presidente Volodymyr Zelensky a combater as tropas russas, anunciou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, numa mensagem na rede social Twitter.

16h33 - Duas pessoas morreram no ataque a prédio residencial em Kiev

Duas pessoas morreram após um prédio residencial em Kiev ter sido atingido por mísseis durante a noite passada, revela a Sky News, que cita o Serviço de Emergência da Ucrânia. 

Os primeiros dados avançados apontavam para 35 feridos, incluindo duas crianças, mas zero mortos. Seis pessoas permanecem em estado grave. 

16h24 - Novas sanções "dirigem-se ao coração da atividade económica russa"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que o conjunto de novas sanções decididas na tarde da passada sexta-feira, na reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, é "muito poderoso" e "muito duro", de forma a "explicar às autoridades russas que se persistirem nesta agressão, o seu contacto económico com o mundo ficará em causa".

16h19 - Marcelo cancela visita ao Dubai devido à "situação internacional"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a viagem ao Dubai, prevista para a próxima semana, na sequência do conflito na Ucrânia, informa uma nota publicada no site da Presidência da República.

16h15 Zelensky agradece “apoio” do Azerbaijão e dos Países Baixos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou à rede social Twitter para agradecer o “apoio” internacional, nomeadamente do Azerbaijão e dos Países Baixos, e frisou que “a coligação anti-guerra está a resultar”.

“Continuo as negociações com os parceiros internacionais. Tive uma conversa com o presidente do Azerbaijão. Agradecemos a ajuda humanitária e os medicamentos fornecidos. Obrigado pelo seu apoio”, começou por afirmar Zelensky.

Já noutra publicação, revelou que falou com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e agradeceu “as decisões feitas em apoio à Ucrânia, na esfera da segurança e defesa”. “A coligação anti-war está a resultar”, atirou.

16h00 - Avanço das tropas russas na Ucrânia "desacelerou temporariamente"

O Ministério da Defesa do Reino Unido revelou este sábado que o avanço das tropas russas na Ucrânia “desacelerou temporariamente” devido, provavelmente, a “dificuldades logísticas e a uma forte resistência”.

15h34 - Governo sueco apela à exclusão da Rússia de todas as provas desportivas
 
O governo sueco apelou hoje a uma exclusão da Rússia de todas as competições desportivas, em resposta à invasão da Ucrânia iniciada na madrugada de quinta-feira por ordem de Vladimir Putin.

15h33 - Polónia denuncia em Berlim "egoísmo de betão" dos países ocidentais
 
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, denunciou hoje em Berlim "o egoísmo de betão" de vários países ocidentais, entre os quais a Alemanha, pedindo sanções "esmagadoras" após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

15h33 - Suécia junta-se à Polónia e recusa jogar contra a Rússia

A Federação sueca anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde deste sábado, que recusa defrontar a Rússia nos playoffs de apuramento para o Campeonato do Mundo, à imagem da posição assumida pela Polónia.

15h32 - Volodymyr Zelensky agradece "forte apoio" da Turquia
 
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje o "forte apoio" do seu homólogo e do povo da Turquia, considerando "extremamente importante" a barreira à passagem de navios de guerra no Mar Negro e a ajuda militar e humanitária.

15h32 - "Desorientar o inimigo". Pedido a ucranianos que retirem 'nomes' das ruas

O ministério da Defesa ucraniano está a pedir à população que retire as indicações com os nomes das ruas, cidades e vilas das placas que constam nas respetivas regiões. O objetivo é, revelam no Twitter, "confundir e desorientar o inimigo". 

15h31 - Centro para uma Cuba Livre defende tribunal de guerra para Putin
 
O Centro para uma Cuba Livre (CCL) defendeu hoje a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra "contra Vladimir Putin e os seus cúmplices", no seguimento da invasão da Rússia à Ucrânia, que classificou de uma "guerra imperialista".

15h31 - As marcas da guerra chegam aos arredores civis de Kiev
 
O fumo ainda escapa de um dos três andares de um prédio residencial junto ao aeroporto civil Zhiliany hoje foi atingido por um míssil da aviação russa, no mais recente "efeito colateral" de um conflito sem fim à vista.

15h31 - "Entrem em ação agora, não esperem. Ajam agora, parem esta guerra"

Wladimir Klitschko, irmão do presidente da Câmara de Kiev, capital da Ucrânia, apelou ao "mundo inteiro" para que a guerra no país termine. No Twitter, o também ex-campeão dos pesos pesados asseverou que "civis foram atingidos com rockets" e que tudo está a acontecer "no coração da Europa". 

15h30 - Boa tarde. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório