Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sem tomar posição, Bolsonaro diz que Brasil defende soberania dos países

Presidente brasileiro anunciou também que cerca de 50 brasileiros já foram retirados da Ucrânia para países vizinhos.

Sem tomar posição, Bolsonaro diz que Brasil defende soberania dos países
Notícias ao Minuto

22:39 - 26/02/22 por Tomásia Sousa

Mundo Ucrânia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou este sábado que o Brasil defende a soberania e a integridade dos países e que o seu governo está focado em contribuir para uma "resolução pacífica do conflito" entre a Rússia e a Ucrânia.

A posição foi expressa na rede social Twitter, sem qualquer crítica direta à Rússia, à invasão militar ou ao presidente russo.

Bolsonaro declarou apenas estar focado na segurança do seu país e em ajudar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões afetadas pelo conflito.

"A posição do Brasil em defesa da soberania, da auto-determinação e da integridade territorial dos Estados sempre foi clara e está sendo comunicada através dos canais adequados para isso, como o Conselho de Segurança da ONU", escreveu o presidente brasileiro.

Jair Bolsonaro acrescenta que já foram retirados cerca de 50 brasileiros para os países vizinhos, "incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas".

"Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres", concluiu.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

Leia Também: Bolsonaro está solidário com brasileiros na Ucrânia sem citar invasão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório