Procurar

Sem tomar posição, Bolsonaro diz que Brasil defende soberania dos países

Presidente brasileiro anunciou também que cerca de 50 brasileiros já foram retirados da Ucrânia para países vizinhos.

Sem tomar posição, Bolsonaro diz que Brasil defende soberania dos países

© Reuters

Tomásia Sousa
26/02/2022 22:39 ‧ há 3 anos por Tomásia Sousa

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou este sábado que o Brasil defende a soberania e a integridade dos países e que o seu governo está focado em contribuir para uma "resolução pacífica do conflito" entre a Rússia e a Ucrânia.

A posição foi expressa na rede social Twitter, sem qualquer crítica direta à Rússia, à invasão militar ou ao presidente russo.

Bolsonaro declarou apenas estar focado na segurança do seu país e em ajudar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões afetadas pelo conflito.

"A posição do Brasil em defesa da soberania, da auto-determinação e da integridade territorial dos Estados sempre foi clara e está sendo comunicada através dos canais adequados para isso, como o Conselho de Segurança da ONU", escreveu o presidente brasileiro.

 

 

Jair Bolsonaro acrescenta que já foram retirados cerca de 50 brasileiros para os países vizinhos, "incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas".

"Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres", concluiu.

 

 

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

Leia Também: Bolsonaro está solidário com brasileiros na Ucrânia sem citar invasão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10