Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Bélgica envia armas e combustível à Ucrânia e 300 soldados para a Roménia

Em causa estão 2.000 metralhadoras e 3.800 toneladas de combustível para ajudar o governo do Presidente Volodymyr Zelensky a combater as tropas russas.

Bélgica envia armas e combustível à Ucrânia e 300 soldados para a Roménia
Notícias ao Minuto

16:22 - 26/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

A Bélgica vai enviar 2.000 metralhadoras e 3.800 toneladas de combustível para a Ucrânia para ajudar o governo do Presidente Volodymyr Zelensky a combater as tropas russas, anunciou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, numa mensagem na rede social Twitter.

As autoridades ucranianas contactaram as autoridades belgas solicitando combustível para o fornecimento ao seu exército e "o nosso país aceitou", disse o primeiro-ministro belga, que também assegurou que o seu país está a proceder a uma "análise mais aprofundada" dos pedidos de Kiev.

A Bélgica vai também enviar 300 soldados para a Roménia como parte da força de reação rápida da NATO, ativada pela primeira vez sexta-feira pelos líderes da Aliança, no contexto da defesa coletiva após a invasão russa da Ucrânia.

A Força de Reação Rápida da NATO conta com 40.000 soldados, incluindo portugueses, e incluiu uma força operacional conjunta de altíssimo nível de prontidão (VJTF), de 8.000 soldados, atualmente comandados pela França.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia pede remoção da identificação das ruas e cidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório