Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"Munições, não boleia". Zelensky recusa ajuda dos EUA para deixar Kiev

Presidente ucraniano disse 'não' à oferta norte-americana: "A luta é aqui".

"Munições, não boleia". Zelensky recusa ajuda dos EUA para deixar Kiev
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Zelensky

Os Estados Unidos ofereceram ajuda para retirar Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, de Kiev, a capital da Ucrânia, mas o chefe de Estado recusou a oferta norte-americana. "A luta é aqui. Preciso de munições, não de uma boleia", disse Zelensky, de acordo com um alto funcionário da inteligência dos EUA, citado pela Associated Press. 

Recorde-se que o Presidente da Ucrânia pediu este sábado à população para não depor as armas e defender Kiev, onde o exército ucraniano se confronta já com as forças russas, dois dias depois do início da invasão.

"Estou aqui. Não vamos depor as armas e vamos defender o nosso país", declarou Volodymyr Zelensky, numa mensagem de vídeo publicada nas redes sociais. Entretanto, Moscovo afirmou ter visado as infraestruturas militares ucranianas com mísseis de cruzeiro.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e 'desnazificar'" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: AO MINUTO: Míssil atinge edifício residencial; Zelensky não sai de Kiev

Recomendados para si

;
Campo obrigatório