Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Roménia abre as portas a maior presença militar da NATO

Klaus Iohannis abriu as portas à chegada de mais tropas, depois dos EUA terem colocado 8.500 soldados em alerta.

Roménia abre as portas a maior presença militar da NATO
Notícias ao Minuto

15:48 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente da Roménia disse, esta quarta-feira, que está disponível para receber mais tropas da NATO, depois de conversar com os governos britânico e francês.

Klaus Iohannis falou aos jornalistas depois de uma reunião com as forças armadas romenas e, segundo a Reuters, reafirmou a vontade de estabilizar a tensão na região, entre a Rússia e a Ucrânia. através da diplomacia.

"Temos dito constantemente que estamos prontos um aumento da presença aliada no nosso território", disse Iohannis.

A confirmar-se o aumento da presença militar da NATO no país, a iniciativa seria uma divergência direta relativamente às exigências russas, que pediram que fossem retiradas tropas da Roménia e da Bulgária (dois países que pertencem à União Europeia e partilham o Mar Negro com a Ucrânia e a Rússia).

Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram também que iriam colocar em alerta 8500 soldados, prontos a serem destacados na Ucrânia.

Além de ter sido abordada a presença militar da NATO no país, o presidente da Roménia também refletiu no potencial impacto que uma crise migratória vinda da Ucrânia pode ter na Roménia.

Nos últimos dias, os países da NATO (incluindo Portugal) demonstraram-se do lado da Ucrânia, prometendo retaliar contra a Rússia caso o país liderado por Vladimir Putin decida invadir.

Leia Também: Ucrânia. Rússia inicia manobras militares no Mar Negro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório